Os carboidratos simples mais encontrados nos alimentos são glicose, frutose, sacarose e lactose e, entre os complexos, podemos citar o amido. De acordo com o número de unidades de açúcar simples que contêm, os carboidratos podem ser classificados como monossacarídeos, oligossacarídeos e polissacarídeos.
Os monossacarídeos podem ser classificados de acordo com o número de carbonos que possuem. ... Os monossacarídeos mais comuns são as pentoses, como é o caso da ribose e da desoxirribose, e as hexoses, que podem ser representadas pela glicose, frutose e galactose.
A unidade monomérica dos carboidratos são os monossacarídeos, pequenas moléculas de açúcar que se unem várias vezes formando um polímero.
Os carboidratos são moléculas formadas por átomos de carbono, hidrogênio e oxigênio. Essas moléculas também são chamadas de hidratos de carbono, glicídios ou sacarídeos. ... Os carboidratos são classificados, de acordo com sua estrutura molecular, em monossacarídeos, oligossacarídeos e polissacarídeos.
Os carboidratos (hidratos de carbono) são as biomoléculas mais abundantes na natureza. Muitas vezes são chamados de açúcares ou sacarídeos e são definidos pela sua composição química característica: carbono, hidrogênio e oxigênio, embora algumas vezes possam apresentar nitrogênio, fósforo ou enxofre em suas moléculas.
Os carboidratos podem ser classificados em três grupos: monossacarídeos, dissacarídeos e polissacarídeos. Os monossacarídeos são açúcares muito simples, e seus principais representantes são a glicose (fabricada pelos vegetais durante a fotossíntese), a frutose (encontrada no mel) e a galactose (presente no leite).
Eles podem ser classificados de acordo com o número de unidades monoméricas que os compõem: monossacarídeos, dissacarídeos, oligossacarídeos, polissacarídeos e heterossacarídeos.
Classificação dos polissacarídeos Exemplos: amido, celulose, glicogênio, pectina, quitina e tunicina. Heteropolissacarídeos: apresentam dois ou mais tipos de monossacarídeos.
Trata-se do Amido Resistente, que é um pouco parecido com a fibra dietética. Ele está presente principalmente nas leguminosas e na banana verde. Fibras: As fibras são um tipo de carboidrato que não é digerido pelo nosso organismo, sendo eliminadas nas fezes.
Fibras alimentares ou fibras dietéticas pertencem ao grupo dos carboidratos (açúcares) e são a parte comestível dos vegetais que resistem à digestão e à absorção pelo intestino delgado do homem, sofrendo uma fermentação total ou parcial no intestino grosso pelas bactérias intestinais.
As fibras são carboidratos encontrados em alimentos como frutas, verduras, legumes, cereais matinais, pães e massas integrais, feijão, lentilha, grão de bico, nozes e sementes. Elas são conhecidas por prevenir e tratar a constipação - mas seus benefícios para a saúde vão muito além.
Alimentos ricos em carboidratos complexos
As fibras alimentares compreendem as partes comestíveis dos vegetais presentes nas frutas, legumes, verduras e hortaliças e do amido resistente encontrado em leguminosas e grãos (cereais integrais) que resistem ao processo de digestão, ou seja, elas passam quase intactas pelo sistema digestivo chegando ao intestino ...
As fibras podem ser classificadas em dois grupos principais: as solúveis e as insolúveis. As fibras alimentares solúveis sofrem o processo de fermentação no intestino e formam um gel no estômago. Elas melhoram o funcionamento intestinal, diminuem o colesterol e ajudam na prevenção contra o câncer de intestino.
O que são fibras insolúveis? Este tipo de fibra, por sua vez, não interage com a água, permanecendo intacta durante todo o trato gastrointestinal. Diferente das solúveis, essas não formam gel, mas têm, como uma de suas principais funções, o aumento do bolo fecal, o que ajuda o funcionamento do intestino.
Alimentos ricos em fibras solúveis