Segundo as novas estimativas, o mundo precisará aumentar a sua produção de alimentos em 60% até 2050, e não 70%, como se pensava anteriormente. Além da população de alguns países não estar crescendo tanto, a previsão mudou porque a população do Japão e de países da Europa irá diminuir no futuro.
A alimentação é indispensavel para a sobrevivencia do ser humano porque nos precisamos de ir buscar glicose a comida para que em conjunto com o oxigenio as nossas celulas possam gerar ATP , um tipo de energia, que nos possibilita viver.
Os alimentos são utilizados pelo nosso organismo para realizar o metabolismo, ajudar na manutenção e crescimento dos tecidos, além de fornecer energia. Vale destacar, no entanto, que as funções desempenhadas por um dado alimento dependem dos nutrientes que ele possui.
O alimento é uma condição essencial para a sustentação da vida, ou seja, para que a alimentação seja feita de maneira correta tem que ser ingerida na quantidade e variedade adequadas, caso contrário o organismo não desenvolve corretamente suas funções e acaba por não conseguir prevenir as doenças causadas por uma má ...
A psicóloga Beatriz Accioly avalia que uma série de fatores contribui para a má alimentação. “Muitas vezes, as pessoas utilizam a comida como fonte de prazer e de fuga de uma rotina estressante, ou de sentimentos negativos. Isso torna tudo um ciclo vicioso.”
O brasileiro combina uma dieta tradicional, baseada no arroz e feijão, com alimentos compostos por baixo teor de nutrientes e alto conteúdo calórico. Aliado ao crescente consumo de refrigerantes e refrescos, está a ingestão reduzida de frutas, verduras e legumes.
Oito em cada dez brasileiros se alimentam mal.
Os números falam por si: 2 bilhões de pessoas estão subnutridas mundo afora e há quase o mesmo número de obesos. Isso significa que, hoje, mais da metade da população mundial se alimentam mal – com consequências negativas para a saúde e qualidade de vida dos indivíduos.
Algumas vezes não é o excesso de alimentação que causa danos, e sim a deficiência de nutrientes. Denomina-se de desnutrição a condição clínica caracterizada pela deficiência de algum nutriente, seja pela má alimentação, seja pela ingestão insuficiente.
Alguns sintomas comuns incluem fortes dores de cabeça, tontura, insônia e muito, muito mau humor. Contudo, se além dos alimentos o corpo também for privado de água, a situação fica ainda pior, pois a desidratação pode provocar quedas de pressão, convulsões, danos cerebrais e até paradas cardíacas.