EQST

Como Se Faz A Toracocentese?

Como se faz a toracocentese?

Inserir a agulha ao longo da borda superior do arco costal durante a aspiração e avançá-la até o derrame. Quando líquido ou sangue é aspirado, inserir o cateter sobre a agulha no espaço pleural e retirar a agulha, deixando o cateter no espaço pleural.

Onde puncionar na toracocentese?

Aspirar o anestésico com uma seringa acoplada à agulha 40 x 12 mm, em seguida com a agulha 30 x 7 mm puncionar na borda superior da costela inferior, na região lateral à musculatura paravertebral e medial à ponta da escápula ipsilateral ao lado do derrame.

O que é toracocentese diagnóstica?

A toracocentese consiste na punção com agulha fina do espaço pleural, por via transparietal, realizada para a coleta de fluidos[1]. A principal indicação é “diagnóstica” (coleta de amostra do derrame pleural para exames) ou “alívio” (retirada de maior volume para melhora da mecânica ventilatória).

Quando é indicado a toracocentese?

A toracocentese, também chamada de drenagem pleural, é indicada para aliviar sintomas como dor ao respirar ou falta de ar causados por algum problema pulmonar. Entretanto, este procedimento também pode ser indicado para investigar a causa do acúmulo de líquidos no espaço pleural.

Como é realizada a coleta de líquido pleural?

As análises bioquímicas e citológicas das amostras de líquido pleural são coletadas através da punção torácica ou toracocentese, previamente à biópsia pleural com agulha, durante a drenagem pleural/torácica cirúrgica, durante a toracoscopia ou mesmo durante a toracotomia.

Como retirar líquido da pleura?

A punção pleural ou toracocentese tem por objetivo a retirada de líquido do espaço pleural, que é o espaço entre a superfície interna da pleura e o pulmão, tanto para diagnóstico da causa do acúmulo do líquido quanto para alívio dos sintomas como a falta de ar e tosse provocada por esse líquido.

Quais os materiais para toracocentese?

Os materiais utilizados para a realização da toracocentese devem estar disponíveis antes de se iniciar o procedimento: luvas estéreis; gaze; solução anti-séptica; campos estéreis; lidocaína a 2% sem vasoconstrictor; agulhas calibres 10 x 4,5 mm, 30 x 8 mm e 30 x 10 mm; seringas de 10 e 20 ml; Jelco® (Medex do Brasil, ...

Quando fazer toracocentese em derrame pleural?

A maior parte dos pacientes com um derrame pleural novo deve ser submetida à toracocentese diagnóstica. Diante deste quadro, esse procedimento pode ser dispensável quando o volume de líquido é muito pequeno ou quando se tem um diagnóstico óbvio como causa do mesmo (ex.: insuficiência cardíaca descompensada).

O que pode causar água na pleura?

Causas de derrame pleural Câncer, infecções como pneumonia, pancreatite e tuberculose, artrite reumatoide, sangramentos, lúpus, doenças cardíacas, renais ou hepáticas, como a cirrose. Cóagulos nos vasos do pulmão (embolia pulmonar) são também causas possíveis da enfermidade.

Onde é produzido o líquido pleural?

Fisiologia da formação do líquido pleural. pela pleura parietal, que produz 0,1ml/kg/h, sendo absorvido na superfície da pleura visceral, mantendo-se o espaço pleural apenas com uma fina camada líquida.