O aumento da temperatura corporal no bebê só deve ser considerada febre quando passa dos 37,5ºC em uma medição na axila, ou 38,2º C no reto. Antes dessa temperatura, só é considerado como sendo apenas uma febrícula, que geralmente não é motivo de preocupação.
É preciso tirar toda a roupa da criança que está com febre. Neste caso, você deve agasalhá-la. Lembre-se, no entanto, que após administrar o antitérmico, sempre receitado pelo pediatra, o inverso pode ocorrer, ou seja, a criança pode sentir muito calor e suar muito.
Sim, pode dar. Não existe nenhuma restrição de alimentos para a criança com febre. O mais importante é manter a criança hidratada!
A febre aguda em bebês é geralmente causada por uma infecção. O surgimento de dentes normalmente não causa febre acima de 38,3 ºC. As causas mais comuns da febre aguda são: Infecções respiratórias devidas a vírus, tais como resfriados e gripes.
“Os recém nascidos transpiram pela cabeça, a região mais quente do corpo deles. Isso acontece principalmente durante a amamentação, quando o bebê faz força para sugar o leite”, explica o pediatra e neonatologista Marcelo Reibscheid, do Hospital e Maternidade São Luiz, de São Paulo.
"Trata-se de uma reação prolongada aos fatores de estresse que geram uma sensação muito forte de exaustão, ineficácia e falta de realização que culmina em desligamento do trabalho. A pessoa sente estar além dos limites e sem mais recursos físicos ou emocionais.
Em caso de 'febre interna' a pessoa sente o corpo muito quente mas o termômetro não mostra essa elevação da temperatura. O mais comum é a pessoa apresentar os mesmos sintomas que apresenta no caso de uma febre real, como mal-estar, calafrios e suor frio, mas o termômetro continua nos 36 a 37ºC, o que não indica febre.
Suor na cabeça do bebê é normal. Quem garante é a pediatra e consultora do Bem Estar Ana Escobar. Segundo ela, os bebês suam mais na cabeça por dois motivos: a cabeça tem a superfície maior em relação ao corpo (se comparado ao adulto) e a cabeça é uma região muito vascularizada.
O suor produzido pelo bebê é absolutamente normal e tem como principal função manter o equilíbrio da temperatura de seu corpo. O suor costuma acontecer mais na cabeça do bebê porque é a região mais quente de seu corpo e, quanto mais elevada for a temperatura do local onde ele está, mais o bebê vai suar pela cabeça.
É perfeitamente normal que os bebês suem excessivamente. Isto ocorre até que o sistema de controle da temperatura corporal se desenvolva. Enquanto isso, temos de fazer todo o possível para que eles não se sobreaqueçam. Suar é um fenômeno natural que regula a temperatura corporal.
Lavar corretamente os cabelos e a cabeça e evitar banhos muito quentes também podem ajudar no alívio da transpiração excessiva na cabeça.