Na Tabela Periódica, os elementos químicos estão dispostos em ordem crescente de número atômico, o que faz com que eles estejam posicionados em colunas horizontais (períodos) e colunas verticais (famílias).
A estrutura da tabela periódica atual é organizada horizontalmente e em sequência do número atômico de cada elemento químico. As famílias ou grupos dos elementos químicos são organizados Verticalmente, já o período ou série são arranjados horizontalmente.
Os metais são a grande maioria dos elementos, conforme é possível visualizar no texto Metais. Os ametais ou não metais são os onze elementos químicos mostrados acima, isto é, carbono, nitrogênio, fósforo, oxigênio, enxofre, selênio, flúor, cloro, bromo, iodo e astato.
Nas Tabelas Periódicas em que essa classificação não é mais usada, os elementos Germânio (Ge), Antimônio (Sb) e o Polônio (Po) são considerados metais. E os elementos Boro (B), Silício (Si), Arsênio (As) e o Telúrio (Te) são não metais.
Os elementos que possuem menos de 4 elétrons na camada de valência (CV) são METAIS, enquanto aqueles que possuem mais de 4 elétrons na camada de valência são AMETAIS. Isso é fundamental para você saber que ligação um determinado composto ou substância química possui.
Elementos cisurânicos são todos os elementos artificiais que não apresentam número atômico menor que 92 (acima desse valor são os artificiais denominados transurânicos).
Para descobrir a família é só verificar quantos elétrons tem na última camada e o período dá-se pela camada mais externa. Por exemplo, o lítio. Sua distribuição eletrônica é "1s2 2s1", ou seja, ele é um metal alcalino, pois sua camada mais externa termina em "s1", e seu período é o segundo, por ser terminado em "2s1".
Como descobrir familia e periodo pela distribuição eletronica