Os fluidos podem ser classificados como newtoniano ou não newtoniano. ... Em geral estes fluidos possuem viscosidade dependente da cinemática do escoamento. Além disso, eles podem ser divididos em diferentes grupos, sendo classificados como inelásticos ou puramente viscosos, dependentes ou não do tempo, e viscoelásticos.
Fluido corporal ou fluido biológico são líquidos originários dos corpos de pessoas vivas. Eles incluem os fluidos que são excretados ou secretados do corpo, bem como água corporal.
O estudo dos líquidos corporais é ferramenta indispensável para o diagnóstico, monitoração e prognóstico de processos infecciosos, inflamatórios, hemorrágicos e mesmo neoplásicos dessas cavidades.
Os líquidos corporais estão distribuídos nos compartimentos intra e extracelular, sendo esse último formado pelo interstício celular e plasma sanguíneo. ... A manutenção de um volume relativamente constante e de uma composição estável dos solutos dos líquidos corporais é essencial para a homeostasia do organismo.
O líquido intercelular difere significativamente do líquido extracelular, por exemplo, ele contém grandes quantidades de íons de potássio, magnésio e fosfato, em vez dos íons de sódio e cloreto, encontrados no liquido extracelular.
Meio intracelular: parte interna da célula, onde estão as organelas material genético. É como a parte interna do corpo humano, onde a célula desempenha suas funções por meio das organelas. Meio extracelular: o que está em volta da célula, ou seja, todo o exterior de onde ela está.
O sódio é o cátion predominante no líquido extracelular, enquanto o potássio é o cátion predominante no líquido intracelular. ... Os principais eletrólitos celulares são o potássio, magnésio, fosfato, sulfato, bicarbonato e quantidades menores de sódio, cloreto e cálcio.
Os principais eletrólitos do LIC são:
Além do líquido intersticial, o sangue, o Líquido cefalorraquidiano, a linfa, o líquido surfactante pleural, o líquido peritoneal são exemplos de componentes do líquido extracelular.