O exercício é respondido por meio da alternativa representada pela letra D, isto é, habitus, enquanto construção conceitual, compreende as relações entre o indivíduo e sociedade através de trajetórias de vida desenvolvidas por conjuntos sociais que apresentam práxis semelhantes; então, para Pierre Bourdieu habitus é ...
A noção de habitus procura evitar esse risco. ... Na formação do habitus, a produção simbólica - resultado das elaborações em áreas como arte, ciência, religião e moral - constitui o vetor principal, porque recria as desigualdades de modo indireto, escamoteando hierarquias e constrangimentos.
Fica claro que o conceito de habitus, para os dois autores, é um conceito que liga o individual e o social, é aquilo que ainda não havia sido definido nem pela sociologia nem pela psicologia. A diferença está no que tange à historicidade. Para Elias, o habitus se constrói no processo histórico, num longo processo.
Pierre Bourdieu foi um dos maiores pensadores das ciências humanas do século XX. Filósofo por formação, desenvolveu importantes trabalhos de etnologia, no campo da antropologia, e conceitos de profunda relevância no campo da sociologia, como habitus, campo e capital social.
Denguin, França
Capital, na teoria sociológica de Pierre Bourdieu, é um sinônimo de poder. Consiste em ativos econômicos, culturais ou sociais que se reproduzem e promovem mobilidade social numa sociedade estratificada. Bourdieu elabora uma tipologia com três categorias de capital: capital econômico, capital social e capital cultural.
A reprodução da estrutura da distribuição do 'capital cultural' se opera na relação entre as estratégias das famílias e a lógica específica da instituição escolar que outorga, sob a forma de 'credenciais', ao capital cultural detido pela família, suas propriedades de posição.
Segundo Pierre Bourdieu, as distâncias espaciais entre os diferentes grupos pertencentes a esses marcadores expressam as distâncias sociais. ... Ainda de acordo com esse sociólogo, o espaço social é o lugar onde as identidades individuais são desenvolvidas.
O espaço geográfico é o espaço das sociedades ou a dimensão espacial do social. Ele contém elementos naturais (rios, planaltos, planícies, etc.) e artificiais (casas, avenidas, pontes, etc.).
Ambiente social é qualquer conjunto de coisas, forças ou condições em relação e contato com os seres humanos, incluindo aí tanto a cultura material concreta (como construções e aparelhos tecnológicos), como características cuturais e estruturais abstratas dos sistemas sociais que determinam e moldam as formas como a ...
O espaço social é aquele que é percebido entre os indivíduos que participam de um coletivo. É de natureza imaterial, refere-se aos vín- culos que traçam as relações entre os indivíduos e a sociedade e que formam o tecido social.
Considerando-se que a vida social é algo fundamental à existência e sobrevivência dos seres humanos enquanto indivíduos, é na família que se dá início ao processo de socialização, educação e formação para o mundo.
Espaço social é um conceito utilizado por Jean-Claude Passeron em seu livro O raciocínio sociológico. O espaço social surge em oposição ao espaço cartesiano, no qual é possível encontrar qualquer objeto através de sua localização em coordenadas dadas e fixas.
Como o espaço físico é definido pela exterioridade recíproca das partes, o espaço social é definido pela exclusão mútua (ou distinção) das posições que o constituem; isto é, como estrutura de justaposição de posições sociais.
É no espaço físico que a criança consegue estabelecer relações entre o mundo e as pessoas, transformando-o em um pano de fundo no qual se inserem emoções [...] nessa dimensão o espaço é entendido como algo conjugado ao ambiente e vice-versa.
Espaço: trata-se do local onde se passa a narrativa. As ações podem se desenrolar em um espaço físico, em um espaço social ou em um espaço psicológico.
Espaço - É o local onde acontecem os fatos, onde as personagens se movimentam. Existe o espaço “físico”, que é aquele que caracteriza o enredo, e o “psicológico”, que retrata a vivência subjetiva dos personagens.