“Um agachamento ou mesmo uma barra fixa são ótimos para formar músculos, contanto que você vá até seu limite”, garante Ricardo. O mais importante é não conseguir realizar as últimas repetições da sequência – você não precisa completar a segunda série e não deve terminar a terceira.
Nesse caso, para maximizar os estímulos para as costas, que geralmente é o principal objetivo para alguém fazer barra-fixa, é melhor optar pela pegada pronada (ao menos até que a fraqueza seja solucionada).
Ao malhar a parte superior do corpo com barra ou halteres, os três tipos de pegada (maneira como você segura o peso) usados são a supinada, pronada e neutra (ou martelo).
O primeiro passo para conseguir fazer muitas repetições na barra fixa é treinar incansavelmente. A experiência traz a perfeição, e é preciso muito volume para chegar lá. Uma boa dica é fazer pelo menos uma ou duas séries até a falha por dia, todos os dias, até aumentar o seu recorde de repetições significativamente.
Benefícios
Durante a prática de uma atividade física é muito comum exercícios bilaterais, ou seja, o mesmo movimento e carga para os dois lados do corpo.