Faça-o perguntas para testar. Os manipuladores sempre tentarão coagir você com suas solicitações ou pedidos, fazendo com que você se esqueça de si mesmo e das suas necessidades. Se o manipulador tenta te ofender ou refutar seus argumentos, mude o foco de atenção: de você mesmo para seu interlocutor.
[Figurado] Que pressiona ou busca influenciar alguém a fazer ou agir de determinada forma: preciso me afastar de pessoas manipuladoras. substantivo masculino Aquele que manipula, trabalha com o auxílio das mãos. [Figurado] Indivíduo capaz de manipular, de pressionar ou de influenciar alguém em benefício próprio.
Cito as principais delas abaixo.
7 formas de manipulação das quais não nos damos conta
A manipulação psicológica é um tipo de influência social que visa mudar o comportamento ou a percepção dos outros por meio de táticas indiretas, enganosas ou dissimuladas. Ao promover os interesses do manipulador, muitas vezes à custa de outro, tais métodos podem ser considerados exploratórios e desonestos.
O manipulador emocional, por meio de palavras de sedução e elogios constantes, busca cativar as pessoas e convencê-las a acreditar nele, principalmente no começo da relação. Agindo assim, em pouco tempo, ele levanta o ego da pessoa e ganha sua confiança, mesmo não estando realmente envolvido com ela.
8 Regras simples para lidar com uma pessoa manipuladora
Abaixo estão 4 maneiras de desarmar um manipulador:
É aquele que tem certos problemas psicológicos, com personalidades perversas, narcisistas ou psicopáticas e que gosta de controlar os outros.
Um indivíduo manipulador sempre se desvia da culpa diante de determinadas situações e encontra justificativas para seus atos. Além disso, modifica a verdade com o intuito de parecer a vítima. Todas essas atitudes são voltadas para que você acredite na inocência dele.
Um comportamento manipulador costuma ser expressado por meio de críticas excessivas, rebaixamento e até a humilhação. Isso faz com que pouco a pouco, a essência da pessoa que está sendo manipulada seja oprimida, e isso pode acarretar sérios danos para a saúde emocional de quem passa por esse tipo de situação.
Confira alguns indícios de um caráter manipulador, listados no jornal Daily Mail.
Pare o que está fazendo assim que perceber que está reproduzindo um comportamento manipulador. Coloque-se de fora da situação para refletir sobre o que está fazendo. Depois, converse com a outra pessoa envolvida sobre o que está acontecendo e o que você está sentindo. Seja o mais direto e verdadeiro que puder com ela.
Um comportamento manipulador costuma ser expressado por meio de críticas excessivas, rebaixamento e até a humilhação. Isso faz com que pouco a pouco, a essência da pessoa que está sendo manipulada seja oprimida, e isso pode acarretar sérios danos para a saúde emocional de quem passa por esse tipo de situação.
– Controle obsessivo sobre todos os detalhes do dia. O manipulador geralmente exerce um controle obsessivo sobre cada detalhe da vida de sua vítima, a tal ponto que ela perde todo o poder de tomar decisões, mesmo sobre os aspectos mais insignificantes do dia a dia, que são ditados por quem tem controle.
Algumas atitudes facilitam esse caminho:
Sinais indicam que seu parceiro é um manipulador emocional; saiba identificar
Estratégias para sair de um relacionamento tóxico
Como manipular pessoas? Seja um mito na arte com apenas 6 dicas
A chantagem emocional nem sempre é fácil de ser percebida. Isso porque o chantagista usa diversos recursos, inclusive de culpabilizar a vítima. Ela é usada para obrigar a outra pessoa a abdicar de suas decisões e até mesmo do seu bem-estar em função dos interesses do chantagista.
Para acabar com a chantagem emocional, você precisa identificar o tipo de chantagem que a pessoa costuma utilizar: ameaça, colocar a culpa no outro, se fazer de vítima, se empoderar. Em seguida, perceba qual a real necessidade por trás desse comportamento – ser aceito, amado, se sentir protegido, seguro, realizar algo.
Art. 158. Constranger alguém, mediante violência ou grave ameaça, e com o intuito de obter para si ou para outrem indevida vantagem econômica, a fazer, tolerar que se faça ou deixar de fazer alguma coisa: Pena - reclusão, de quatro a dez anos, e multa.
Chantagem emocional é uma das coisas que as mães mais usam para controlar os filhos, mesmo sem saber. O problema é o mal que isso faz para eles. ... Ao invés de ter que dizer “não” e deixar seu filho triste, a mãe prefere deixa-lo com pena dela para que ele se sinta obrigado a obedecer.
Chantagear é o ato de realizar chantagem, ou seja, prometer alguma coisa a alguém para que essa pessoa se comporte de determinada forma.