A comunicação é fundamental na confiança de um relacionamento. A confiança é fortalecida através do respeito, sendo que às vezes pode ser quebrada pelos efeitos de uma mentira importante. Ou seja, um gesto desse tipo, por vezes, pode quebrar a confiança consolidada até o momento, como uma infidelidade, por exemplo. No entanto, existem mentiras de diferentes características e revelar a mentira nem sempre é fácil. Como saber se uma pessoa está mentindo? Em Psicologia-Online, oferecemos todas as chaves e sinais que ajudarão você a saber se seu parceiro ou parceira te estão enganando.
As mentiras têm consequências, no entanto, seu parceiro as conhecerá melhor se você as descrever claramente, ou seja, se você compartilhar com ele o que pode acontecer se continuar mentindo para você durante mais tempo.
Também conhecido com o TOC, este transtorno provoca pensamentos obsessivos e compulsivos que prejudicam a atividade diária da pessoa, como exagero em limpeza, obsessão por lavar as mãos, necessidade de simetria ou impulsividade por acumular objetos, por exemplo.
Na maioria dos casos, as pessoas com transtorno de somatização apresentam ansiedade e alterações do humor, além de poderem apresentar impulsividade. Quando além de sentir a pessoa chega a simular ou provocar intencionalmente sintomas, a doença passa a ser chamada de transtorno factício.
Sabe aquela pessoa que agiu de uma maneira ruim com alguém e você ficou se perguntando se ela quis ser má ou se foi sem querer? Em alguns casos, trata-se de pessoas narcisistas.
Para a Psicanálise, não existe cura para o narcisismo, mas, ao pensar nas crianças e adolescentes que passam pelas situações acima, uma forma de lhes ajudar é impondo limites, lhes acolhendo e as fazendo entender a diferença entre direito e dever, por exemplo.
O que fazer: é recomendada a realização de psicoterapia com o psicólogo, além de acompanhamento com o psiquiatra que, em alguns casos, poderá indicar o uso de remédios que aliviam os sintomas, como antidepressivos ou ansiolíticos. Também é orientada a realização de atividade física e, além disso, pode ser útil o investimento em métodos naturais ou atividades de lazer como meditação, dança ou yoga, desde que orientados pelo médico. Saiba mais sobre as diferentes formas de tratar a ansiedade.
Em caso de suspeita de algum transtorno mental é muito importante consultar um psicólogo ou psiquiatra, para que seja realizada a avaliação necessária, identificado o diagnóstico e iniciado o tratamento mais adequado.
Recentemente, uma equipe de psicólogos da Universidade de Western Ontario, no Canadá, sugeriu em um artigo acadêmico que uma quarta característica deveria ser incluída nessa combinação do mal: o sadismo.
Em muitos casos, pessoas narcisistas não buscam fazer terapia, porque se sentem muito bem consigo mesmas. No entanto, acabam chegando ao consultório de maneira indireta, devido aos danos causados em suas relações.
Assim, pessoas narcisistas têm um ponto em comum: se sentem não megalomaníacas, mas egocêntricas, capazes, assim como Narciso, de só enxergar a si mesmas.
Em seguida vem a psicopatia, isto é, falta de empatia com os demais. É a característica própria de pessoas manipuladoras, não confiáveis e que não se importam com os sentimentos ou interesses de outras pessoas.
Em grande maioria, geram relacionamentos abusivos com os outros, pois acabam fazendo mais mal do que bem aos seus parceiros.
O fato de uma pessoa mentir para você não significa que você deva responder do mesmo modo. Você pode mostrar o espelho da verdade, a sinceridade e a honestidade diante do seu comportamento através de suas palavras.
As respostas dos estudantes levaram os pesquisadores a concluir que, apesar do sadismo compartilhar algumas das características do narcisismo, da psicopatia e do maquiavelismo, "não pode ser reduzido a (uma manifestação dos) outros três".
Trata-se de um fato importante para você, não aja como se nada tivesse acontecido. Encare essa conversa e faça-o o quanto antes para que exista uma relação temporária entre o momento exato da conversa e o instante em que esse evento ocorreu. Caso contrário, se você deixar o tempo passar, é possível perder a perspectiva daquilo que ocorreu realmente.
A mentira não só pode ser observada através do fato em si mesmo, mas também em sua intenção inicial. Ao descobrir qual foi o motivo pelo qual seu parceiro agiu de um modo determinado, você também pode perceber que ele não tinha uma má intenção.
Este transtorno é mais comum em jovens, no final da adolescência, mas pode surgir em outras idades, e alguns dos sinais e sintomas mais comuns são alucinações, alterações do comportamento, delírios, pensamento desorganizado, alterações do movimento ou afeto superficial, por exemplo. Conheça os principais tipos de esquizofrenia e como idnetificar os sintomas.