EQST

Como Identificar Uma Cetoacidose?

Como identificar uma cetoacidose? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

Como identificar uma cetoacidose?

Os principais sintomas indicativos de cetoacidose diabética são:
  1. Sensação de sede intensa e boca seca;
  2. Pele seca;
  3. Vontade frequente para urinar;
  4. Hálito com cheiro a fruta muito madura;
  5. Cansaço e fraqueza intensos;
  6. Respiração superficial e rápida;
  7. Dor abdominal, náuseas e vômitos;
  8. Confusão mental.

Porquê da cetoacidose?

A cetoacidose diabética acontece quando os níveis de açúcar (glicose) no sangue do paciente diabético encontram-se muito altos. A insulina é responsável por fazer com que a glicose que está na corrente sanguínea entre nas células do nosso corpo e gere energia.

Porque cetoacidose causa dor abdominal?

É comum, a observação de dor abdominal, provavelmente, devido aos distúrbios hidroeletrolíticos e metabólicos da cetoacidose.

O que é cetonas no sangue?

As cetonas são uma substância química produzida pelo corpo quando, devido a uma falta de insulina, este não é capaz de usar a glicose como fonte de energia, e em vez disso começa a utilizar a gordura. O corpo produz cetonas por utilizar a gordura quando a glicose no sangue desce.

Como se dá o diagnóstico da cetoacidose diabética?

A cetoacidose diabética é diagnosticada pela detecção de pH arterial < 7,30 com hiato aniônico > 12 ( Cálculo do hiato aniônico. leia mais ) e cetonas séricas na presença de hiperglicemia. O diagnóstico presuntivo pode ser feito quando glicose urinária e cetonas forem fortemente positivas.

Como medir cetonas no sangue?

Pode testar seu nível de cetonas usando tiras de urina (cetonúria) ou tiras de teste no sangue (cetonemia) com um medidor de glicemia que faça também o teste de corpos cetónicos no sangue.

Como repor potássio na cetoacidose?

Tratamento de cetoacidose diabética
  1. Para potássio abaixo de 3,3: repor 20 – 30 mEq/L de solução EV.
  2. Para potássio entre 3,3 e 5: repor 20 – 30 mEq/L a cada 100 ml de solução de hidratação e iniciar a insulinoterapia.
  3. Para potássio em 5,1 ou mais: não é necessária reposição. Fazer a insulinoterapia e hidratação.

O que caracteriza a Ceto-acidose Diabetica?

Cetoacidose diabética é uma complicação metabólica aguda do diabetes caracterizada por hiperglicemia, hipercetonemia e acidose metabólica. A hiperglicemia causa diurese osmótica com perda significativa de líquidos e eletrólitos. Ocorre principalmente no diabetes mellitus tipo 1.

Para que medir cetonas?

Em caso de infecções internas como gripe, resfriado ou infecção urinaria por exemplo, é bom medir as cetonas de vez em quando para tirar a duvida e estar sempre em contato com o médico.