A cadeia principal começa à esquerda e termina à direita por ter as duas duplas e o maior número de carbonos possível (sete carbonos – prefixo é hept). Dessa forma, permanecem as ramificações metil (1 carbono) e etil (2 carbonos).
b) Existem dois substituintes ligados na cadeia principal, que são os dois grupos metila. Na química orgânica, comumente, ocorre a utilização das fórmulas de linhas, em especial, como uma ferramenta de simplificação da notação das substâncias.
Etil: Grupo substituinte com 2 carbonos. Propil: Grupo substituinte com 3 carbonos. Butil: Grupo substituinte com 4 carbonos. O grupo ─ R representa a cadeia carbônica na qual o grupo orgânico substituinte está inserido.
Os carbonos que não fazem parte da cadeia principal pertencem às ramificações.
A cadeia carbônica só pode ser considerada heterogênea, se o heteroátomo (átomo de qualquer elemento que não seja Carbono ou Hidrogênio) estiver entre dois Carbonos. Se não, ela é considerada homogênea.
O átomo de carbono é considerado especial pela sua capacidade em formar ligações com outros átomos e dar origem a longas cadeias carbônicas. Tudo se deve à tetravalência do carbono, ele pode se unir formando quatro ligações, sendo que os átomos participantes podem ser de carbono ou de outros elementos.
As cadeias carbônicas podem ser classificadas em: abertas ou fechadas, normais ou ramificadas, saturadas ou insaturadas e homogêneas ou heterogêneas. Existem milhões de compostos orgânicos cujas estruturas formadas principalmente por átomos de carbono são chamadas de cadeias carbônicas.
Classificação das cadeias carbônicas
03 A A cadeia carbônica do citral pode ser classificada como homogênea, insaturada e ramificada. O ácido acetilsalicílico apresenta cadeia carbônica que pode ser classificada como mista, heterogênea, insaturada e aromática.
51 O linalol, substância isolada do óleo de alfazema, apresenta a seguinte fórmula estrutural: Essa cadeia carbônica é classificada como: a) acíclica, normal, insaturada e homogênea.
C10H16
O citral tem forte sabor de limão, sendo usado como aromatizante cítrico. Observando-se a fórmula estrutural do citral pode-se concluir: (A) Seu nome científico é 3,7-dimetil-2,6-octadienal.
A nomenclatura usual é feita escrevendo-se a palavra “aldeído” seguida do nome usual do ácido carboxílico correspondente. Mas ela só é utilizada para aldeídos de cadeia normal (não ramificada) e saturada (que possui somente ligações simples entre carbonos.
D)3-hexanona.
Tipos de hidrocarbonetos Os hidrocarbonetos podem ser divididos em alcanos, alcenos, alcinos e alcadienos – que são classificados de acordo com a instauração da cadeia (dupla(s) ou triplas ligações) – e ciclanos, que são as cadeias fechadas.
Hidrocarbonetos: alcanos. os alcanos são os hidrocabonetos que possue ligações simples, como, por exemplo, o etano C2H6..... alcenos.
Os nomes delas, segundo as regras da IUPAC são, respectivamente:
O hidrocarboneto representado pela estrutura quimica a seguir pode ser isolado & partir das folhas ou das flores de determinadas plantas. Além disso, sua função é relacionada, entre outros fatores, a seu perfil de insaturações. A fórmula molecular do referido composto é: C11H14.
Os hidrocarbonetos constituem a função orgânica que abrange os compostos formados somente por hidrogênio e carbono. Sua principal fonte é o petróleo. Esta seção abordará os compostos orgânicos formados somente por átomos de carbono e hidrogênio, isto é, a função orgânica dos hidrocarbonetos.