O princípio básico de funcionamento do motor CC é o seguinte: “Sempre que um condutor conduzindo uma corrente elétrica (em vermelho) é colocado em um campo magnético (em azul), este condutor experimenta uma força mecânica (em verde)”, gerando o torque e o giro do eixo do motor.
Em motores monofásicos é comum encontrar apenas a indicação de “tensão menor” e “tensão menor” indicando ser 110V ou 220V, por exemplo. As letras L1, L2, L3 indicam as linhas de entrada, ou seja, onde os cabos da energia elétrica trifásica deverão ser ligados.
ISOL: Indica a classe de isolamento da bobina do motor, exemplo: Classe F=ISOL F- Significa que a bobina deste motor suporta uma temperatura de até 105 °C. ... : Tensões nominais em que o motor poderá ser ligado.
A corrente é representada na placa de identificação pela sigla Ip/In (corrente de partida / corrente nominal). Atenção: Não se deve confundir com a sigla IP, que significa grau de proteção.
Corrente elétrica nominal é a corrente elétrica, normalmente expressa em ampères (A) ou quiloampères (kA), que será observada (ou medida) em um determinado aparelho, quando este estiver operando adequadamente. Este parâmetro é definido pelo fabricante do equipamento.