EQST

Como Funciona O Transtorno Dissociativo De Personalidade?

Como funciona o transtorno dissociativo de personalidade?

O transtorno apresenta incapacidade de recordar eventos diários, informações pessoais importantes e/ou eventos traumáticos ou estressantes, todo os quais tipicamente não seriam normalmente perdidos com o esquecimento normal. A causa é quase invariavelmente trauma opressivo na infância.

Como é ter TDI?

O transtorno dissociativo de identidade, também conhecido como transtorno de múltiplas personalidades, é um transtorno mental em que a pessoa se comporta como se fosse duas ou mais pessoas diferentes, que variam em relação ao seus pensamentos, memórias, sentimentos ou ações.

O que pode causar TDI?

Quais são as causas? Segundo especialistas, o Transtorno Dissociativo de Identidade é causado por um grande trauma sofrido pela pessoa ainda na infância. Em muitos casos, esses eventos traumáticos são fruto de abusos sexuais, físicos ou psíquicos.

O que leva uma pessoa a ter dupla personalidade?

A psiquiatria e a psicanálise explicam que o surgimento das múltiplas personalidades funciona como um mecanismo de defesa, a fim de escapar de uma situação de estresse ou trauma. Assim, a personalidade do paciente se fragmenta, ou seja, sofre uma dissociação do unificado e forma um novo alter.

Como age uma pessoa com transtorno dissociativo?

As pessoas com o transtorno dissociativo de identidade também sofrem intrusões de identidades, vozes ou memórias em suas atividades rotineiras. Por exemplo, no trabalho, uma identidade agressiva pode subitamente gritar com um colega de trabalho ou chefe.

Como funciona a cabeça de quem tem TDI?

Essas personalidades variam em relação aos seus pensamentos, suas memórias, seus sentimentos e suas ações. A pessoa com TDI tem dificuldade em se lembrar de atividades cotidianas, informações pessoais importantes e traumas. Isso é chamado de amnésia dissociativa.

É possível uma pessoa ter 23 personalidades?

Segundo o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, o quadro também conta com perda de controle das próprias ações e mudanças de consciência e de comportamento. Os casos seriam parecidos com o do filme "Fragmentado", que conta a história de um homem com 23 personalidades diferentes.

Quais os sintomas do transtorno dissociativo?

Os sintomas dos transtornos dissociativos podem variar conforme o transtorno, sendo os mais comuns:
  • Perda da continuidade da experiência;
  • Perda de memórias de determinados acontecimentos, pessoas, períodos de tempo, entre outros;
  • Sensação de desprendimento de si mesmo ou das suas emoções (despersonalização);

Quantas personalidades pode ter uma pessoa com TDI?

Para ter TDI é preciso ter pelo menos duas identidades. Mas há casos de pessoas que alternam mais de 20.

Qual a diferença entre TDI e bipolaridade?

Sintomas. Bipolaridade: as pessoas bipolares, embora possuam a fase maníaca, não costumam ouvir vozes ou outros tipos de alucinações. TDI: aqueles que sofrem com o TDI podem ouvir vozes e sofrer com alucinações.

Como curar transtorno dissociativo?

A principal forma de tratamento do transtorno dissociativo é a realização de psicoterapia, com um psicólogo, para ajudar o paciente a desenvolver estratégias para lidar com o estresse. As sessões são mantidas até que o psicólogo ache que o paciente é capaz de gerir as suas emoções e relações de forma segura.