O piso cerâmico é feito com a prensagem da argila úmida e peneirada. Após o processo de prensa do piso cerâmico, ele passa por uma espécie de secadora para perder a umidade e ganhar resistência. Durante a esmaltação, o piso cerâmico recebe uma camada de engobe (uma espécie de cola) e o esmalte.
feldspato
cerâmica
Hoje, além de sua utilização como matéria-prima de diversos instrumentos domésticos, da construção civil e como material plástico nas mãos dos artistas, a cerâmica é também utilizada na tecnologia de ponta, mais especificamente na fabricação de componentes de foguetes espaciais, justamente devido a sua durabilidade.
O piso cerâmico é composto de 70% de argila e o porcelanato tem 70% de minerais rochosos, o que torna o porcelanato um piso mais impermeável e bem recomendado para áreas molhadas. Mas vale lembrar que os dois dependem de boas argamassas, impermeabilizantes e rejuntes para um bom assentamento e impermeabilização.
A principal diferença está na fabricação. A cerâmica é composta por uma mistura de argila e alguns minerais e confere um belíssimo resultado estético. Já o porcelanato é feito de porcelana e outros materiais mais nobres.
Confira se o produto é de qualidade: Resistência a impactos, lascamentos, manchas, uniformidade no tamanho das peças e resistência a mancha de água são alguns dos fatores que fazem a diferença. Pesquise sobre o fabricante: Saber a procedência do piso é essencial para reconhecer suas propriedades.
PEI 4 – Recomendado para áreas de moderado a alto tráfego, como estabelecimentos comerciais e garagens. PEI 5 – É o mais resistente e, por isso, recomendado para lugares de altíssimo fluxo de pessoas como lugares públicos, shoppings, aeroportos, rodoviárias e outros com tráfego intenso.
A sigla PEI está ligada ao nível de resistência do esmalte da superfície do piso – que faz o acabamento do seu revestimento – à abrasão. E essa abrasão que estamos falando é causada pelo atrito do esmalte da peça com agentes como areia, sujeira, dentre outros agentes abrasivos.
Porcelain Enamel Institute – PEI é a sigla que representa o nome do instituto que regulamentou as normas para a classificação da resistência à abrasão superficial. O PEI indica uma classificação da superfície da cerâmica com relação à quantidade de trafego que ela pode receber. Essa classificação vai de 0 a 5.
Resistência à abrasão superficial (PEI)
0: São os pisos de resistência muito baixa, indicado para paredes. Pei 1: São pisos com resistência baixa e por isso indicados para dormitórios e banheiros, já que se caminha por eles com sola macia. Pei 2: Resistência média, indicados para todas as dependências internas, exceto para cozinhas, escadas e entradas.
PEI de pisos Significa o quanto o piso é resistente ao desgaste provocado pelo tráfego de pessoas . São classificados em alguns níveis que vão de PEI 0 a PEI 5 . O ideal para garagens são pisos com PEI4 e PEI5. Quando maior o número, maior é a resistência.
Classificação do PEI
As 9 melhores marcas de porcelanato
Os porcelanatos polidos recebem um polimento e acabam sendo mais brilhantes. Já os porcelanatos esmaltados brilhantes não recebiam esse polimento, até que a indústria lançou o porcelanato esmaltado polido. Além de receber uma camada de proteção de esmalte na peça, ela recebe o polimento e fica com um brilho intenso.
Confira: 1) Piso da sala – O piso vinílico é perfeito para este ambiente, uma outra opção é o piso cerâmico. ... 2) Pisos para cozinha – O piso porcelanato fica bem na cozinha, tanto pelo visual estético quanto pelo funcional, já que é um material fácil de limpar.
piso epóxi
A cerâmica tradicional passa por processos de prensagem ou de extrusão e é queimada a 1.