EQST

Como Feito O Capeamento No Dente?

Como é feito o capeamento no dente?

Nesse procedimento, ocorre a remoção do tecido cariado, mantendo uma fina camada de dentina para evitar a exposição pulpar. Em seguida, o material é colocado visando a proteção da polpa dentária. Mais uma vez, o material utilizado com mais frequência é o hidróxido de cálcio.

O que é capeamento do dente?

O capeamento pulpar indireto (CPI) é um procedimento terapêutico que consiste na completa remoção da dentina infectada e necrosada, deixando sobre a polpa dentária somente uma última camada descalcificada e fina, mas ainda com vitalidade9-10.

Quando fazer capeamento pulpar?

O capeamento pulpar direto é utilizado quando há o incidente da exposição pulpar durante a remoção do tecido cariado ou após trauma. Nesse caso a polpa deve se encontrar sadia, sem sinais de inflamação (ESTRELA, 2001).

Como utilizar Hidroxido de cálcio PA?

Instruções de uso: Em um recipiente adequado, adicionar 100ml de água destilada ao conteúdo do frasco do produto (10 g de Hidróxido de Cálcio P.A.); Manter esta mistura em repouso, para que o excesso de Hidróxido de Cálcio P.A. fique sedimentado no fundo do recipiente.

Como é feito o capeamento pulpar?

O ca- peamento pulpar direto consiste na aposição de um fár- maco diretamente sobre exposição pulpar5 na tentativa de permitir a cicatrização da polpa e conseqüente for- mação de tecido dentinário.

Para que serve o capeamento pulpar direto?

O capeamento pulpar direto (CPI) é indicado quando há lesão de cárie profunda sem envolvimento pulpar e o dente tem cor normal e ausência de mobilidade. Radiograficamente, deve apresentar radiolucidez no ápice das raízes ou na região de furca, lamina dura intacta e espaço normal do ligamento periodontal.

O que é capeamento do concreto?

Capeamento é o ato de preparação dos corpos-de-prova cilíndricos de argamassa e/ou concreto de cimento portland para ensaios mecânicos, do tipo, resistência à compressão e módulo de deformação, que terão seus topos revestidos de uma argamassa de acabamento liso e elevada resistência.

Quando devemos fazer o capeamento pulpar indireto?

Capeamento Pulpar Indireto Em casos de fratura sem exposição pulpar ou reabsorções dentárias iniciais, ex. cáries superficiais, é indicado o capeamento pulpar indireto. Neste processo são estimulados os mecanismos naturais de reparo dentinário pela polpa.

Quando é indicado um capeamento pulpar direto?

O capeamento pulpar direto (CPI) é indicado quando há lesão de cárie profunda sem envolvimento pulpar e o dente tem cor normal e ausência de mobilidade. Radiograficamente, deve apresentar radiolucidez no ápice das raízes ou na região de furca, lamina dura intacta e espaço normal do ligamento periodontal.

Quando usar a pasta de hidróxido de cálcio?

A forma de solução é útil para todos os tipos de limpeza de cavidades para desinfetá-las antes da proteção pulpar e da restauração, já a suspensão, além de ser utilizada para limpeza de preparos cavitários, é usada como película forradora em toda a superfície preparada previamente(1).

Quando usar hidróxido de cálcio em Endodontia?

O hidróxido de cálcio é uma excelente substancia de escolha para medicação intracanal por possuir ação antibacteriana, anti-inflamatória, biocompatibilidade e contribuir no reparo tecidual devido ao seu elevado pH causado pela sua dissociação em íons cálcio e hidroxila.

Como faz a Proteção pulpar?

  1. Proteção pulpar direta.
  2. Técnica: bolinha de algodão esterilizada embebida em solução de soro fisiológico sobre a exposição para hemostasia; solução de Ca (OH)2 sobre a exposição; Ca (OH)2 P.A. sobre a exposição; segue técnica de proteção pulpar convencional.
9 de mai. de 2012

Quais os materiais de escolha para realizar a técnica do capeamento de tecido pulpar com vitalidade normal?

Mediante a exposição pulpar, um procedimento de capeamento pulpar ou pulpotomia busca preservar a vitalidade da polpa, permitindo o desenvolvimento radicular normal. Historicamente, o hidróxido de cálcio foi o material de escolha para estes procedimentos e apicificação [1, 2].

Como se faz o capeamento pulpar direto?

O ca- peamento pulpar direto consiste na aposição de um fár- maco diretamente sobre exposição pulpar5 na tentativa de permitir a cicatrização da polpa e conseqüente for- mação de tecido dentinário.

Qual a diferença de capeamento pulpar direto e indireto?

No capeamento direto apenas uma mínima porção é removida, porém os passos seguintes do reparo e restauração são fundamentalmente semelhantes. Em casos de fratura sem exposição pulpar ou reabsorções dentárias iniciais, ex. cáries superficiais, é indicado o capeamento pulpar indireto.

Qual a importância do capeamento?

Capeamento pulpar direto O objetivo é manter a vitalidade, de forma que não haja sinais e sintomas como sensibilidade, dor ou algum tipo de inchaço após o tratamento. Deve ocorrer também a cura pulpar e formação de dentina reparadora.

Quais os tipos de capeamento?

  • corpos-de-prova:  sistemas de capeamento colados;
  •  sistemas de capeamento não colados;  sistemas de desgaste mecânico;
  •  aderência ao corpo-de-prova;  compatibilidade química com o concreto;
  •  fluidez, no momento de sua aplicação;  acabamento liso e plano após endurecimento;
30 de dez. de 2016

Como é feito o capeamento pulpar indireto?

Capeamento Pulpar Indireto Neste processo são estimulados os mecanismos naturais de reparo dentinário pela polpa. Aplica-se o cemento hidróxido de cálcio sobre o local da lesão para induzir o reparo dentinário seguido pela restauração final, recompondo a estética dental.

Qual a diferença entre tratamento expectante e capeamento pulpar direto?

A principal diferença entre capeamento pulpar indireto e a escavação gradativa ou tratamento expectante é que o capeamento pulpar indireto remove quase completamente a dentina afetada deixando uma leve camada de dentina desmineralizada sobre a parede pulpar, não existindo a necessidade da reabertura, sendo realizada ...

Qual a utilidade do hidróxido de cálcio?

O hidróxido de cálcio é usado como base barata para neutralizar a acidez de certos tipos de solo e na produção de argamassa, leite de cal, cloreto de cal e vidro.