EQST

Como Feita A Cirurgia De Atresia Biliar?

Como é feita a cirurgia de atresia biliar?

A cirurgia consiste na realização da portoenterostomia hepática, descrita por KASAI2 em 1959, que cria uma derivação biliodigestiva entre o porta hepatis e uma alça jejunal em Y-de-Roux. Com a cirurgia obtém-se fluxo biliar em cerca de 60% dos pacientes (dos quais, metade praticamente torna-se anictérico).

Como diagnosticar atresia biliar?

Os sintomas típicos incluem uma descoloração em tonalidade amarela na pele (icterícia), urina escura, fezes de cor pálida e aumento do tamanho do fígado. O diagnóstico se baseia em exames de sangue, exames de medicina nuclear e no exame cirúrgico do fígado e dos dutos biliares.

O que acontece quando a bile não funciona?

A icterícia ocorre quando o fígado não consegue liberar a bile, que contém bilirrubina. Como resultado, a bilirrubina vai para a corrente sanguínea e se deposita nos tecidos.

O que é o ducto biliar?

As vias biliares são o conjunto de ductos encarregados de transportar a bile até à vesícula, onde a secreção se armazena e posteriormente, segue até ao intestino delgado, onde exerce a sua ação digestiva.

O que causa atresia das vias biliares?

SÍNTESE DOS DADOS A atresia das vias biliares extra-hepáticas é a principal indicação de transplante hepático na faixa etária pediátrica. Quanto à etiologia, o citomegalovírus, o reovírus e o rotavírus têm sido os agentes mais estudados como possíveis desencadeadores da obstrução imunomediada da árvore biliar.

O que é cirurgia de Kasai?

A cirurgia chamada 'portoenterostomia de Kasai' tem como objetivo fazer uma ligação do intestino delgado ao local de maior acumulação de bílis no fígado. Este procedimento permite otimizar a drenagem dos ductos biliares intra-hepáticos diretamente para o intestino delgado.

O que significa Kasai?

Operação efetuada em situações de atresia biliar e em que se anastomosa uma ansa do jejuno às estruturas portais extravasculares.

O que a bile pode causar?

A bile é formada pela mistura de várias substâncias, entre elas o colesterol, responsável pela imensa maioria da formação de cálculos (pedras), que podem impedir o fluxo da bile para o intestino e causar uma inflamação chamada colecistite.

O que é obstrução dos ductos biliares?

A obstrução das vias biliares pode ocorrer em vários pontos, mas é comumente diagnosticada no ducto biliar comum. Como ocorre o bloqueio da passagem da bile, ela se acumula na vesícula e ocorre refluxo pelos ductos intra hepáticos, gerando problemas no fígado e, consequentemente, afetando o organismo como um todo.

O que é atresia de esôfago?

O Esôfago é um órgão comprido, que se assemelha a um tubo e liga a boca ao estômago. A Atresia de Esôfago, uma doença bastante grave, é caracterizada justamente pela interrupção desse canal tão importante, impedindo a passagem do leite materno.

O que é a síndrome Colestatica?

A síndrome colestática resulta do deficiente fluxo de bile do ducto canalicular para o duodeno, cursando com alterações morfológicas, fisiológicas e clínicas¹.

Quais os sintomas da bile?

De forma geral, os principais sinais e sintomas de refluxo biliar são:
  • Dor abdominal superior;
  • Sensação de queimação no peito;
  • Náusea;
  • Vômitos de cor amarela esverdeada;
  • Tosse ou rouquidão;
  • Perda de peso;
  • Maior risco de proliferação bacteriana.

O que causa obstrução das vias biliares?

A obstrução do ducto biliar ocorre frequentemente como consequência de processo inflamatório, neoplasias (tumores) e cálculos (colelitíases). É importante salientar que inflamações e neoplasias em outros órgãos podem acabar afetando o ducto biliar.

O que é obstrução do fígado?

A síndrome de obstrução sinusoidal do fígado é a obstrução de veias muito pequenas (microscópicas) do fígado. O líquido costuma se acumular no abdômen, o baço pode aumentar de tamanho e um sangramento grave pode ocorrer no esôfago.

Como desobstruir os ductos biliares?

“Em todos esses casos, uma solução paliativa para o problema é fazer uma colangiografia endoscópica (exame endoscópico das vias biliares e pancreáticas), com ou sem o auxilio da ecoendoscopia, para acessar o ducto biliar, introduzir uma sonda e fazer a drenagem”, descreve o médico.

Qual o tratamento para um recém nascido com atresia de esôfago?

O tratamento mais adequado é uma cirurgia para a desconexão do esôfago distal da traquéia e a tentativa de recanalização das 2 extremidades esofágicas.