Para Rodrigo, a montagem ideal de um lanche consiste em: pão, pouco molho, carne, queijo, verduras e, por fim, a outra fatia do pão.
Ingredientes
Em primeiro lugar, escolha uma boa carne para fazer seus hambúrgueres, podendo ser Patinho, Alcatra e Acém. Em segundo lugar, utilizando o moedor de carnes, você irá moer duas vezes a carne para ter a certeza que ela ficará totalmente triturada.
Várias folhas e legumes podem incrementar um hambúrguer. A alface é a mais comum, mas é preciso alguns cuidados: o ideal é que ela esteja bem fresca e crocante, para dar textura. Agrião e rúcula são opções interessantes, pois trazem uma sensação refrescante e deixam a experiência de comer o sanduíche mais gostosa.
Em vez de servir o hambúrguer pronto, deixe que os convidados montem suas versões favoritas. Você pode utilizar condimentos clássicos, como o sal, o alho e a cebola, ou investir em temperos especiais, como a páprica, o cominho, o coentro e a hortelã.
Calcule 2 hamburgueres por pessoa, 100 gramas de carne e 10 gramas de bacon cada. Os demais ingredientes são a gosto do freguês... rs. Mistura-se tudo com as mãos e, com a ajuda de uma tampinha redonda de ziploc, molda-se cada hamburguer!
Modo de preparo Molde bolas e coloque em uma forma. Achate cada bola, formando os hambúrgueres (deixe alto para ficar suculento), coloque-os em uma assadeira untada com pouco óleo. Frite na chapa ou asse na churrasqueira. Sirva com salada, ovo frito, pão com gergelim e molho de maionese batida com salsinha e alho.
Para Rodrigo, a montagem ideal de um lanche consiste em: pão, pouco molho, carne, queijo, verduras e, por fim, a outra fatia do pão.
O custo para fazer cinco hambúrgueres varia entre R$ 30 e 35. Modele a carne moída com a mão em formato de hambúrguer, com cerca de um dedo de grossura.
Para dar liga, nada de ovo. A própria gordura da carne faz esse papel. Ao modelar o hambúrguer, primeiro faça um bolinho e jogue de uma mão para outra, como uma bola de baseball. Com o impacto, parte do ar sai, parte do ar entra, deixando a massa aerada e suculenta.
Evite amassar muito a carne moída, o que pode deixar o hambúrguer compacto e duro, perdendo maciez e suculência. Para o pão suportar a carne suculenta e não desmanchar ou desmontar o hambúrguer, “sele-o” em outra chapa ou frigideira quente com um pouco de manteiga até ficar levemente dourado e crocante por fora.
Manteiga para dar liga: Junte manteiga amolecida com farinha de trigo em uma tigela, formando uma pasta. Use frio e sempre acrescentando a misturas bem quentes, batendo com um fouet até conseguir a consistência certa.
Você deve 'apertar' fazendo uma leve pressão, para ajudar no cozimento interno, mas não deve mexer o hambúrguer, deixe ele lá parado até tostar cerca de 5 a 7 minutos de cada lado. Quando a carne passa do ponto, ela perde em sabor.
Ao atingir o ponto mais, a carne já ganha uma cor amarronzada devido ao tempo de chapa, chegando a quase tostar as bordas e interior do hambúrguer. Este ponto, a carne já está dura ao toque e com quase suco em seu miolo, e a temperatura ideal de preparo é de até 69 °C.
Coloque para fritar na air fryer por 12 minutos a 200° C, virando na metade do tempo. Indico colocar 2 hambúrgueres por vez, para que não fique um sobre o outro. Eles também podem ser fritos na frigideira ou assados no forno. Pronto.
ao ponto para mal passado: o hambúrguer está selado e começou a atingir o ponto, mas com o interior bem vermelho. A carne do miolo está crua ainda. ao ponto: o hambúrguer está com o miolo bem rosado, mas neste ponto não há carne crua, apenas vermelha. A textura já é diferente da carne crua, ficando um pouco mais firme.
- Colocando o conhecimento em prática!
A dica é na hora de fazer fritura, qualquer que seja, acrescente uma colher (sobremesa) de farinha de trigo quando o óleo estiver frio. Assim, quando o óleo estiver quente para você despejar os alimentos, ele não irá espirrar.
Como fritar: Jogue um pouco de manteiga e coloque o hambúrguer para fritar. Não fique virando o tempo todo. Espere dourar para virar e, quando fizer isso, tampe a frigideira. Quando dourar os dois lados, está pronto.
7 - O hambúrguer cru deve pesar cerca de 180 g, com 2 cm de espessura. 8 - A frigideira ou chapa devem ser pesadas ou de ferro, untadas com óleo e muito quentes: a carne deve 'chiar' ao contato. E fritar mesmo, por 3 a 4 minutos. Não pressione os discos, evitando a perda dos sucos.
Modo de Preparo Despeje um pouquinho de óleo, somente para fritar 1 hambúrguer na frigideira e coloque o hambúrguer. Ao virar para fritar do outro lado da carne, aqueça o pão, sem o óleo, que já deve ter sido cortado no meio.
Para fritar ovo sem espirrar gordura no seu fogão, salpique fubá no oleo antes de fritar. O fubá não deixa seu ovo grudar nem espirrar gordura.