Enredo, também chamado de intriga, trama ou argumento, é o elemento que dá sequência a uma história. Isso porque é em torno dele que se desenvolvem todos os acontecimentos de uma narrativa.
Muito bem. Você já tem uma boa noção do seu enredo e conhece as personagens que vão mover essa história. Agora é hora de transformar aquele resumo de um parágrafo em uma página inteira.
Muito bem, o planejamento do seu enredo está quase pronto. Falta apenas mais um passo crucial: listar todas as cenas que farão parte do livro. Para isso, recomendamos utilizar planilhas. Elas são perfeitas para fazer listas e permitem que você organize as ideias no perfeito modelo Snowflake, criando versões alternativas cada vez mais evoluídas.
Conforme você monta essas fichas, suas personagens devem se tornar mais reais e começar a “fazer exigências” sobre a história. É possível que você mude de ideia completamente sobre algo que você havia planejado para uma personagem ao perceber que essa ela jamais agiria da maneira que você planejou.
Até hoje, a estrutura em três atos é muito presente em obras populares, como filmes hollywoodianos. A estrutura em cinco atos, por sua vez, é mais presente em obras clássicas, pois o espaço presente após o clímax pode ser visto como “arrastado” demais para o público contemporâneo. Para os espectadores viciados em ação, não há muito o que assistir após o clímax.
Há vários tipos de narrador: pode ser um personagem da trama, que participa da história; um narrador onisciente, que sabe de tudo e conhece a fundo os personagens e seus pensamentos íntimos; um observador, que fica limitado a olhar e contar o que viu.
Tendo o conflito como ponto principal, é comum também a divisão da narrativa em três a cinco atos, sendo eles: 1. Apresentação, 2. Conflito e 3. Resolução; e 1. Introdução, 2. Elevação da ação, 3. Clímax, 4. Declínio da Ação e 5. Dénouement; respectivamente.
A palavra “odisseia” se tornou sinônimo para uma história ou viagem longa e cheia de imprevistos, aventuras, reviravoltas. O termo surgiu com o poema épico, cujo título é uma simples referência ao seu herói, o rei de Ítaca, chamado “Ulisses” ou “Odisseu” a depender da tradução (no original, Odysseus).
Chamado também de intriga, trama ou argumento, do ponto de vista estilístico, o enredo pode ser definido como uma estrutura de natureza ficcional ou não ficcional composta por acontecimentos em série que formam uma ação no tempo-espaço. Seus agentes são personagens da narrativa.
Ainda que você não pense criticamente sobre isso, é provável que as suas histórias ainda se encaixem em uma estrutura de enredo pré-definida. Afinal, mesmo as histórias originais que contamos ainda são reflexos das histórias que já ouvimos. Dessa forma, estruturas clássicas de enredo são passadas adiante.
Muito bem, hora de voltar para o resumo do enredo. Da última vez que o vimos, ele tinha uma página. Vamos transformar em quatro páginas. Esta etapa pode durar até uma semana. A ideia é expandir cada parágrafo e transformá-los em uma página, mais ou menos.
Nessa estrutura, não há conflito. Em vez disso, o ponto central seria a “reviravolta”. É importante ressaltar, contudo, que essa “reviravolta” não é necessariamente o que esperaríamos em um enredo ocidental. Trata-se de uma mudança na direção ou na perspectiva, talvez a introdução de um novo conceito. Algo que quebre com o que havia sido apresentado no enredo nos dois primeiros atos.
Quer botar a mão na massa de uma vez? Não tem problema. Apenas comece a escrever! Com certeza o mapeamento que você criou utilizando o Método Snowflake vai ajudar o processo criativo.
Outra técnica muito interessante para quem quer aprender como fazer um enredo bem planejado é o Cubing. A ideia é utilizar a imagem de um cubo para desenvolver sua história, cada lado do cubo representa um elemento diferente, um ângulo sob o qual você deve descrever o enredo.
Antes de publicar livro, você já pensou criticamente sobre qual estrutura de enredo usar em sua história? Ou toda vez que cria uma história, você só sai escrevendo até pensar “acabei”?
Lembra das descrições que você fez das suas personagens nas etapas 3 e 5? Agora é hora de transformar essas descrições em fichas completas, que contam cada detalhe das personagens do seu livro. Isso inclui informações básicas, como data de nascimento, descrição, motivação, etc., mas também questões maiores, como as mudanças que essa personagem sofre até o final do livro. Esta etapa deve levar em torno de uma semana.
Nas dicas de autopublicação de hoje, vamos ensinar como fazer um enredo bem planejado utilizando duas técnicas de planejamento diferentes: o Método Snowflake e Cubing.
Somente depois de revelar o fim da trama, o narrador passa a relatar a sua vida, da infância à idade adulta. Ao longo do tempo, entretanto, o leitor é convidado a voltar ao passado:
Como escritor, pode tornar o seu processo criativo mais intencional. Ao pensar em uma estrutura para o enredo antes de publicar ebook, você pode tomar decisões que funcionem melhor para a história que deseja contar.
Pegue cada frase daquele resuminho e transforme em um parágrafo inteiro. Esta etapa leva algumas horas e, quando você a concluir, terá um esqueleto do seu livro! Observe como a cada etapa o enredo fica mais detalhado.