i·gua·na na. [ Zoologia ] Réptil sáurio herbívoro do género Iguana, encontrado na América Central e Meridional, que chega a atingir 1,50 m de comprimento, e que tem uma crista dorsal com escamas pontiagudas.
A umidade do ambiente deve ser entre 70 e 80%. Para aumentá-la você pode por água uma uma vasilha que serve para o Iguana resfriar-se. Você também pode borrifar água no terrário duas vezes ao dia. Alimentação : As rações para iguanas são importadas.
Alimentos: Nabo, maçã, brócolis, uva, broto de feijão, banana, manga, legumes, alfafa, batata, pêssego, chuchu, cenoura (ralada), abobrinha, couve, figos secos, mamão, melão, morango, tomate. Os Iguanas ficarão bem alimentado com rações para répteis brevemente umedecidas.
Criando o clima certo. Ofereça muita luz à iguana. Para prosperar, ela tem de ter acesso a certos tipos de luz — mais especificamente luz da faixa UVB, sem a qual pode adquirir uma deficiência de vitamina D, se tornar incapaz de absorver cálcio e desenvolver uma série de problemas de saúde.
As iguanas são animais de sangue frio e requerem aquecimento externo para manter a temperatura corporal. Portanto, no terrário eles devem ter uma pedra de calor especial ou fonte luz. Podem ser compradas em veterinários ou lojas de animais e são facilmente instaladas.
Na verdade é bem simples. Mantenha a iluminação e as fontes de aquecimento em um canto do terrário, o canto oposto será o mais frio, assim sua iguana tem como escolher onde ela quer ficar. Só uma dica: o pote com água deve ser colocado na parte fria do terrário para que a água não fique quente nem evapore.
Iguana-verde: 20 – 71
Esse animal pode ter um alto custo de manutenção. Antes de comprá-lo, descubra se você está pronto para assumir o compromisso. É possível começar analisando qual o custo para manter um camaleão – o gasto anual (por exemplo, com alimentos, suprimentos, veterinário) pode ficar entre R$ 3000,00 a R$ 4500,00.
Iguana doméstica só com autorização do IBAMA e microchip Fique de olho e procure adotar iguana legalmente, somente de vendedores autorizados pelo IBAMA e que tenham o certificado de manejo e microchip! Em caso de dúvidas, na Petz, você pode conversar com um de nossos especialistas. Visite a unidade mais próxima a você!
Mas a única forma de tê-los legalmente é adquirindo de um criadouro ou estabelecimento comercial autorizado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama) ou pelo órgão estadual/distrital (veja quadro).