Quando um número inteiro menor é dividido por outro número inteiro maior, deve-se iniciar colocando 0 , no quociente e, após fazer isso, adiciona-se um \(0\) ao dividendo (primeiro zero em vermelho adicionado).
Dessa maneira percebe-se que a operação inversa da divisão é a multiplicação.
Na matemática a operação inversa é aquela utilizada para retroceder, isto é, uma ação inversa aquela realizada. Assim, a operação inversa da subtração é a adição. Agora vamos imaginar uma segunda situação. Ou seja, para a operação de divisão o seu inverso é a multiplicação.
Divisão em Partes Inversamente Proporcionais. ... A divisão de um número em partes inversamente proporcionais a outros números dados, consiste em se determinar as parcelas que são diretamente proporcionais ao inverso de cada um dos números dados e que somadas, totalizam o número original.
Usamos a multiplicação e a divisão em compras, em situações domésticas, bancos, supermercados, etc. Utilizamos a multiplicação e a divisão o tempo todo. Por exemplo, vamos ver a seguinte situação: Comprei duas canetas e cinco lápis.
Em princípio, a divisão proporcional inversa não existe, pois neste caso, basta inverter os termos da razão para transformá-la em uma divisão direta. Assim, por exemplo, para dividir em partes inversamente proporcionais a 1/4 e 2/3 equivale a dividir em partes diretamente proporcionais a 4 e 3/2.
Para isso, é preciso que a razão entre o primeiro e o inverso do terceiro seja igual à razão entre o segundo e o inverso do quarto. Em seguida, realizando a multiplicação cruzada, temos: Como a igualdade é verdadeira, os números são inversamente proporcionais.
Duas grandezas são inversamente proporcionais quando, ao se multiplicar o valor de uma delas por um número positivo, o valor da outra é dividido por esse mesmo número positivo.
Caso duas grandezas sejam proporcionais, variar a medida de uma delas faz com que a medida observada na segunda também varie. Se essa variação é direta, então essas grandezas são diretamente proporcionais; se essa variação for inversa, então as grandezas serão inversamente proporcionais.
Grandezas diretamente proporcionais
Duas grandezas são diretamente proporcionais quando a variação de uma implica na variação da outra na mesma proporção, ou seja, duplicando uma delas, a outra também duplica; reduzindo pela metade, a outra também reduz na mesma quantidade... e assim por diante.
Quando realizamos uma divisão diretamente proporcional estamos dividindo um número de maneira proporcional a uma sequência de outros números. Por exemplo, vamos dividir o número 396 em partes diretamente proporcionais a 2, 4 e 6.