, se a forma da seção transversal for simples, como um quadrado, círculo ou retângulo cujas proporções são conhecidas largura/altura, suas dimensões poderão ser conhecidas pela fórmula W=I/c.
Barras Flexionadas: Supondo que haja uma limitação na dimensão do perfil no exemplo anterior: A altura máxima do perfil não pode ultrapassar 260mm por questões arquitetônicas. Solução Possível #01: Selecionar um perfil com h<260 e inércia adequada O perfil mais leve que se encontra com essas condições é o W250X73(H).
M = q L x 2 − q x 2 2 \mathrm{M=\dfrac { qLx }{ 2 } -\dfrac { q{ x }^{ 2 } }{ 2 }} M=2qLx−2qx2 (5), ainda de acordo com a convenção que estabelece o momento fletor atuante positivo como aquele que traciona as fibras inferiores da viga.
Em vigas contínuas a altura será calculada dividindo-se o maior vão, l1 , l2, ou ,ln, por 12, também arredondando-se para o múltiplo de 5 superior. Esta altura h pode ser usada em toda a viga, mesmo nos menores vãos. A altura da viga em balanço pode ser estimada dividindo-se o comprimento do balanço por cinco.
As vigas que estão a venda no mercado são todas de 6m e o tamanho é calculado por polegadas, vão de 3 a 6 polegadas. Ou seja para os 20cm que le pediu seria uma viga de 8polegadas.
Há uma enorme variação no peso de uma viga w, pois ele varia de acordo com as dimensões de cada perfil selecionado, por exemplo um perfil de aproximadamente 150×13 com um comprimento de barra de 6m possui 13 kg por metro, ou seja, 78 kg por barra.
A viga será armada uniformemente, ou seja, verificamos qual o momento máximo positivo, conseguindo assim evitar interrupções da armadura e perlongando esta armadura nos apoios de continuidade sem ser necessário efetuar amarrações em secções intermédias (só se faz armação no início e no fim da viga aquando na amarração ao pilar).
Assim como a maioria dos perfis, sua precificação acontece em kg, e o preço por barra varia de acordo com a quantidades de quilos que o perfil possui por m. O cálculo é feito da seguinte forma: Na tabela acima, é possível ver quantos quilos o perfil selecionado possui por metro, em seguida multiplica-se o esse valor pelo tamanho total da barra, que pode ser de 6m ou de 12m.
Curso de Projeto e Cálculo de Estruturas metálicas Barras Flexionadas: Resolução: Passo 01: Determinar Cargas Atuantes Permanentes (PP) Peso próprio da laje: 2500kg/m³ x 0,15m = 375 kg/m² = 3,75kN/m² Linearizando a Carga: 3,75 kN/m² x 2,5m = 9,375kN/m Peso próprio da viga: 22,5kg/m = 0,225 kN/m, já linearizada.
M1 → Pondo de inicio uma armadura de 2 Ø 12 ( 2.26) a correr toda a face superior da viga como do cálculo só preciso de As = 2.033, não é necessário reforço.
Na zona central da viga existe um troço no qual a segurança em relação ao esforço transverso fica garantida com os estribos correspondentes à percentagem mínima regulamentar.
Verifica-se que no lado direito não se chega a atingir os 79.74 KN, logo ficamos condicionados apenas pelo lado esquerdo. No entanto iremos colocar estribos correspondentes à percentagem mínima num troço algo menor centrado.
Se chama Perfil W por conta da nomencalatura norte americana “Wide Shape Flange” (Flange de formato largo). Mas existem outras nomenclaturas e apelidos utilizados como viga I em que o a alma do perfil possui uma altura maior que as da flange, se assemelhando a letra I. Há também o nome de perfil H onde a altura da alma se assemelha a altura da flange, se assemelhando a letra H.
Note-se que a distância entre os dois ramos de cada estribo não excede os 60 cm nem excede a altura útil da viga, tal como é exigido no terceiro parágrafo da Art 94.1 da REBAP.
Resolúvel com: 4Ø10 ( As = 3.14 cm2 ) – Consultar tabelas
Este troço fica limitado pelas secções onde o valor de cálculo do esforço transverso é Vsd = Vcd + Vwd,min = 56.25 +0.9 d x (Asw / s) x f s y d = 56.25 + 0.9 x 0.375 x 0.0002 x 348 x 103 = 79.74KN
As tabelas são também aplicáveis às vigas contidas lateralmente e sujeitas à cargas concentradas. O método para determinar a capacidade da viga para várias condições de carregamento está indicado no item 2.8.