EQST

Como Determinado O Tempo De Pega Do Cimento?

Como é determinado o tempo de pega do cimento?

O tempo de fim de pega do cimento segundo a NBR 16607 – Cimento Portland – Determinação dos tempos de pega é o “intervalo de tempo transcorrido desde o momento em que o cimento entra em contato com a água até o momento em que a agulha de Vicat penetra 0,5 mm na pasta, em condições normalizadas de ensaio.”.

O que é tempo de início de pega?

Também define no item 3.1 o conceito de tempo de inicio de pega: “É, em condições de ensaio normalizadas, o intervalo de tempo transcorrido desde a adição de água ao cimento até o momento em que a agulha de Vicat correspondente penetra na pasta até uma distância de (4 ± 1) mm da placa base”.

O que é a cura do cimento?

A cura do concreto é um procedimento que visa retardar a evaporação da água empregada na preparação da mistura, permitindo assim a completa hidratação do cimento.

Como se dá a cura do concreto?

A cura do concreto consiste em molhar, ao longo de 7 dias, o concreto já endurecido, para que ele não perca a sua umidade. O concreto possui água na sua composição não só porque precisa ser viscoso para a aplicação, mas também porque reações químicas acontecem entre água e o cimento, o que o torna firme e resistente.

Qual a diferença entre a fase pega E a fase de endurecimento do cimento?

a) Pega: caracterização da perda de plasticidade das pastas, caldas, argamassas e concretos de cimento. b) Endurecimento: fase subsequente ao período de pega, na qual o aglomerante passa a oferecer resistência a esforços mecânicos. ... Aparentemente, a pega é causada pela hidratação seletiva dos compostos do cimento.

Quanto mais puro o gesso mais lento e o início de pega?

O início de pega depende o constituinte de pega mais rápida, e o endurecimento, do mais lento. Do ponto de vista prático, a pega do gesso se encerra em até 45 minutos mas o mesmo continua ganhando resistência por até 20 horas.

O que é o início de pega do cimento?

O início da pega do concreto é o momento em que, após a adição de água, começam as reações químicas de cristalização do cimento que culminam no endurecimento e na solidificação da mistura.

O que é a pega na construção civil?

Na linguagem da construção civil, o termo “pega“ significa que o concreto começou a perder a plasticidade, tornando mais difícil a sua aplicação.

O que é pega normal?

Pega rápida: menor do que 30 minutos. Pega semi-rápida: entre 30 e 60 minutos. Pega normal: mais que 60 minutos.

Porque molhar o cimento?

Para realizar a cura, é preciso molhar continuamente a superfície do concreto logo após o endurecimento do mesmo durante pelo menos os primeiros sete dias. ... O fator mais importante na cura do concreto é promover uma ação que garanta água suficiente para que todo o processo de reação química do cimento se complete.

Como é feita a cura termica do concreto?

Em geral, a cura térmica é utilizada em empresas de pré-moldados e não é aconselhável quando se deseja elevada resistência à abrasão ou durabilidade da superfície. É realizada através da aplicação de um produto à base de ceras, parafinas, acrílicos ou PVA, por aspersão, na superfície do concreto.

Como é regulado o tempo de endurecimento do cimento?

4) O tempo de pega do cimento diminui com o aumento da temperatura, mas acima de 30 ºC pode ser observado um efeito contrário. Em temperaturas baixas, a pega é retardada. Assim, temperaturas próximas a 0 °C retardam as reações, e pouco abaixo deste valor as paralisam.

Qual o tempo de início e de fim de pega de um cimento CP II?

CP II F – Cimento Portland composto com FílerMais 19 linhas•23 de set. de 2010

Como o gesso apresenta velocidade de pega e endurecimento?

quanto mais água, mais lenta se dá a pega e o endurecimento. A quantidade ótima de água a ser utilizada no gesso é, normalmente, em torno de 19% de massa do mesmo. A presença de impurezas diminui muito a velocidade de pega. Mas existem aditivos que podem acelerar ou retardar essa pega do gesso.

O que vem a ser pega do cimento?

a) Pega: caracterização da perda de plasticidade das pastas, caldas, argamassas e concretos de cimento. b) Endurecimento: fase subsequente ao período de pega, na qual o aglomerante passa a oferecer resistência a esforços mecânicos.