Marcha Normal (BR) Marcha é uma seqüência repetitiva de movimentos dos membros inferiores que move o corpo para frente enquanto simultaneamente mantém a estabilidade no apoio.
A avaliação da marcha é feita por meio da filmagem do paciente nos planos coronal e sagital, com a utilização de marcadores anatômicos.
Marcha ou deambulação é um tipo de locomoção de padrão bípede gerado pelo sistema sensório-motor. membros inferiores no solo até o próximo toque do mesmo pé mais adiante. O ciclo da marcha é dividido em 2 FASES: FASE DE APOIO e FASE DE BALANÇO (OSCILAÇÃO). com o solo e sustenta o peso.
Passo ou comprimento do passo é a distância entre o toque de um pé no solo e o toque do outro pé no solo. Passada é a distância de um ciclo todo, ou seja, dois passos.
A marcha humana é dependente da interação dinâmica coordenada entre sistema motor e forças externas. É produto de movimentos coordenados dos segmentos corporais gerados internamente (forças internas -muscular e articular) interagindo com as forças externas (inercial, gravitacional e friccional).
Quando você anda mancando, causado pela dor, é chamado de andar com uma marcha antálgica.
A ataxia cerebelar progressiva é uma patologia causada pela lesão cerebelar. Esta lesão é uma das principais causas que afetam a coordenação e a realização da marcha. Os movimentos passam a ser incertos, inseguros e descoordenados, caracterizando a marcha atáxica [5].
A marcha hemiparética, que é observada após o acidente vascular encefálico, apresenta velocidade menor, o membro inferior tem de fazer uma circundução para mover-se do solo, há espasticidade grande, e a musculatura encontra-se hipotrofiada.
A ataxia pode ser definida como uma alteração na coordenação fina e acurada dos movimentos. Um distúrbio de marcha é definido como um padrão anormal do andar ou caminhar. A ataxia e os distúrbios da marcha podem ser sintomas de muitos processos de doença e, em geral, não são diagnósticos.
Sintomas de ataxia