Quando for encerá-lo pela primeira vez, utilize cera em pasta de alto brilho e uma enceradeira. Para fazer a manutenção do brilho aplique cera líquida uma vez por mês em ambientes de maior circulação, para ambientes que o brilho não sai facilmente a aplicação de cera pode ser em períodos mais espaçados.
Lave a área com uma mistura de água comum e água sanitária (na mesma medida), deixe agir por uma hora, enxágue e espere secar. Se achar necessário, repita até o ambiente estar pronto para receber a tinta Suvinil Pisos.
Com a argamassa ainda úmida, espalhe pó de cimento seco por toda a superfície do piso. Espere a mistura absorver o pó e, em seguida, passe novamente a desempenadeira por toda a extensão, fazendo movimentos circulares. Isso vai garantir o efeito característico do cimento queimado após a secagem.
Com o piso seco, deve-se aplicar a nata de cimento (uma mistura quase líquida de cimento, água, e adesivo para argamassa) e, na sequência, a massa do cimento (mais densa), feita também com o adesivo. “Esse piso, então, é queimado com o pó de cimento“, ensina Campetti.
O preço do piso de cimento queimado varia de acordo com a aplicação, mas a custo por m² gira em torno de R$ 70,00 a R$ 80,00. Esse tipo de piso é até 50% mais barato que outros revestimentos, como o porcelanato, além de ser mais fácil de instalar, uma vez que consiste basicamente na mistura do cimento com água e areia.
A primeira etapa é simples, consiste em preparar, no próprio local, a argamassa (mistura de cimento, água e areia) e depois aplicá-la no contrapiso ou sobre uma superfície áspera. Lembrando que a espessura média é de 30 mm. Após a aplicação, é ideal que se consiga o máximo de nivelamento do piso.
O truque para não ter o chão trincado é misturar cola branca à nata batida, na proporção 1(cimento): ¼ (cola): ¼ (água). É preciso ser muito cuidadoso e utilizar um misturador mecânico, que funciona como uma batedeira de bolo, para a nata sair bem homogênea.
Modo de fazer:
Para fazer o cimento queimado vamos usar:
Veja agora como realizar esse procedimento da maneira correta:
Tratamento artificial: esse processo consiste no uso de uma cera acrílica (uma espécie de resina) destinada a dar brilho à cerâmica. São necessárias entre 2 ou 3 aplicações, além de manutenção constante. É uma alternativa considerada de baixo custo e que oferece bons resultados.
Na hora de restaurar seu piso de ardósia, será necessária uma limpeza mecânica com feltros, um polimento para nivelamento do piso e, depois disso, aplicação de uma resina acrílica ou epóxi para impermeabilizar. A manutenção da pedra é simples, uma limpeza com detergente PH neutro já resolve!
Fazer o reparo na cerâmica de casa pode ser muito simples. Utilizar a massa epóxi é uma alternativa muito eficiente. Aliás, o produto é multifuncional e consegue grudar a cerâmica a diferentes tipos de materiais, principalmente por ser um material poroso, que facilita a adesão da cola.
A solução para este problema é: Restaurar o piso de porcelanato com Pó para Polimento e restauração PEK POWDER e depois aplicar SUPER GLOIS LP, para lustro para dar o brilho final, mas tem que ser feito por profissionais habilitados.
A pintura epóxi é uma das opções de “reforma limpa” e rápida, pois para mudar um ambiente só é necessário pintar o piso e azulejos existentes. É bastante utilizada em banheiros, já que as superfícies podem ser lavadas. Porém, a pintura com tinta epóxi é bem diferente do porcelanato líquido feito com resina epóxi.