A giardíase é uma infecção causada pelo protozoário Giardia lamblia, que pode acontecer devido à ingestão dos cistos desse parasita presentes em água, alimentos ou objetos contaminados.
A giardíase é uma doença infecciosa intestinal causada pelo parasita Giardia lamblia. A pessoa contaminada apresenta diversos sintomas gastrointestinais, como a diarreia.
A maioria das pessoas com giardíase se recupera totalmente após alguns meses, principalmente se os sintomas forem leves. No entanto, há casos em que a infecção demora mais para passar.
A maioria das infecções ocorre em crianças e é assintomática, mas mesmo sem sintomas o paciente elimina cistos que podem infectar outras pessoas. Quando a infecção é sintomática, o paciente costuma apresentar:
O diagnóstico de giardíase é feito por meio de exames de fezes para detectar proteínas (antígenos) liberadas pela Giardia lamblia.
A giardíase é mais comum de acontecer em crianças e pode ser percebida devido ao aparecimento de alguns sintomas como diarreia, náuseas, fezes amareladas, dor e distensão abdominal, sendo importante consultar o médico para que possa ser iniciado o tratamento.
Para tratar a giardíase, o médico poderá indicar medicamentos que combatem o parasita, como Metronidazol, Secnidazol ou Tinidazol, sendo também recomendado o repouso e o consumo de líquidos para minimizar a desidratação provocada pela diarreia.
Geralmente, a transmissão é realizada por meio de água, objetos e alimentos contaminados. No entanto, algumas mudanças de hábitos e práticas de higiene contribuem para minimizar os riscos da doença.
Em geral, o tratamento dura de 1 a 5 dias, a depender do medicamento utilizado e do quadro clínico da pessoa, entretanto, em casos persistentes ou recorrentes, o médico pode prescrever o uso de medicamentos por até 3 semanas. Saiba mais sobre os remédios indicados para cada tipo de verme e como tomar.
Geralmente, o exame de fezes é realizado através da coleta de uma amostra das fezes vários dias, para ser analisados no laboratório, permitindo identificar a presença de cistos do parasita. Entenda como é feito o exame de fezes.
A transmissão do parasita é realizada por meio da água, alimentos ou objetos contaminados. Também é transmitido de pessoa para pessoa, ao entrar em contato com mãos contaminadas ou pelo contato íntimo anal.
Além disso, repousar e manter o corpo hidratado, bebendo bastante líquido, como água, sucos, sopa, soro caseiro ou sais de reidratação oral. Nos casos mais graves, pode ser necessário aplicação de soro na veia no hospital para prevenir ou tratar a desidratação causada pela diarreia.
O tratamento da giardíase é feito com o uso de medicamentos que combatem o protozoário causador da doença, como Metronidazol, Tinidazol, Secnidazol ou Imidazol, por exemplo, orientados pelo médico.
De acordo com Marlise Mucare, gastroenterologista do Hospital Santa Paula (SP), a giardíase ocorre com frequência em regiões quentes e está muito ligada às condições socioeconômicas do local.
Em 1681, ao analisar suas fezes em um microscópio, Anton Van Leeuwenhoek, considerado o pai da microbiologia, descobriu a Giardia lamblia, um protozoário. O parasita, ao entrar no organismo, se aloja no intestino, causando diarreia aguda ou crônica. Surge assim uma infecção intestinal que recebeu o nome de giardíase.
Nos casos em que existe suspeita ou diagnóstico confirmado de giardíase, é importante adotar algumas medidas, como evitar ir à escola no caso de crianças e evitar preparar alimentos em casa enquanto existirem os sintomas.