Como cobrado o IOF no cheque especial? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
Esse valor é chamado de saldo devedor e entra no cheque especial, sobre o qual incide IOF calculado ao percentual diário (0,0082%) multiplicado pelo número de dias em que o saldo ficou excedente, mais o IOF adicional (0,38%) sobre o valor da dívida.
O que é IOF e IOF adicional?
O que é IOF adicional? O IOF adicional é a taxa de 0,38% cobrada sobre cada operação envolvendo o cheque especial. Ela é adicional porque também há a cobrança diária da taxa de 0,0082% (3% ao ano) que incide sobre o valor total do saldo devedor. O IOF adicional é fixo e é cobrado em toda operação.
O que é IOF principal?
O IOF é a sigla para Imposto sobre Operações Financeiras. Esse imposto é pago por pessoas físicas e jurídicas (empresas) que efetuarem operações de crédito – empréstimos, câmbio, seguro ou operações relativas a títulos ou valores mobiliários. A porcentagem do imposto sobre o valor depende do tipo de operação.