Como classificar diarreia? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
As diarreias podem ser classificadas em dois tipos: diarreia aguda, quando a duração é menos do que 14 dias, e diarreia crônica, quando a duração é maior do que 14 dias.
O que caracteriza a diarreia?
As principais características da diarreia são o aumento do número de evacuações e a perda de consistência das fezes, que se tornam aguadas. Uma das complicações mais perigosas é a desidratação. Adultos são mais resistentes, mas bebês, crianças e idosos desidratam-se com facilidade, até em menos de 1 dia.
O que causa diarreia secretora?
A diarreia secretora ocorre quando o intestino delgado e o grosso secretam sais (especialmente cloreto de sódio) e água nas fezes. Certas toxinas, como a toxina produzida durante uma infecção de cólera ou durante algumas infecções virais, podem causar essas secreções.
Como saber se a diarreia é bacteriana?
A diarreia pode ocorrer devido à uma série de doenças. Assim, para diagnosticar a disenteria bacteriana é necessário fazer um exame das fezes que será um teste para a presença da bactéria Shigella.
Qual é o agente causador da diarreia infecciosa?
Em geral, os casos de diarreia infecciosa são virais (rotavírus). Já os agentes bacterianos mais prevalentes são Escherichia coli (principalmente a enterotoxigênica), Salmonella, Shigella e Staphylococcus aureus (intoxicação alimentar).
O que acontece com nosso corpo quando estamos com diarreia?
A diarreia é uma defesa do corpo para eliminar vírus, bactérias ou parasitas, os três principais causadores da doença. Junto com esses micro-organismos, saem água, sais minerais e outros nutrientes, além das fezes, que se tornam mais líquidas e intensas.
O que é diarreia mal absortiva?
2 - Diarréia malabsortiva Na malabsorção (má absorção) há atrofia de vilosidades, independente da causa, com diminuição da área de absorção na mucosa intestinal, resultando em redução da absorção de eletrólitos e água.