Ministério da Saúde: Guia Alimentar para População Brasileira promovendo a alimentação saudável. Normas e manuais técnicos: Brasília, 2014. 5) BRASIL. Lei 11.
Evite alimentos ultraprocessados. REGRA DE OURO: Prefira sempre alimentos in natura ou minimamente processados e preparações culinárias a alimentos ultraprocessados.
Dessa forma, são exemplos: erros inatos do metabolismo, doença celíaca, HIV/aids, intolerâncias alimentares, alergias alimentares, transtornos alimentares, prematuridade, nefropatias, entre outros. A prevenção e o controle dos agravos nutricionais requerem um conjunto amplo de ações de diversos setores.
Quanto mais natural, melhor Quando o paciente busca industrializados, pois não consegue fazer sua própria comida em casa, oriento sempre a olhar a lista de ingredientes. Quanto menor a lista, melhor. Sempre falo que “quanto maior for a vida útil do produto, menor é a sua” — orienta Flores.
O surgimento e/ou agravamento de patologias como desnutrição, dislipidemias, obesidade e outras doenças crônicas não transmissíveis estão intimamente ligadas a tais mudanças na alimentação do indivíduo.
Pirâmide alimentar: conheça os 8 grupos de alimentos e monte dietas mais saudáveis
O ideal é que as calorias a serem ingeridas sejam distribuídas ao longo de seis refeições diárias: três principais – café da manhã, almoço e jantar, e três intermediárias – lanches (manhã e tarde) e ceia.
Cada parte da pirâmide representa um grupo de alimentos e o número de porções recomendadas diariamente. Na alimentação diária devemos incluir sempre todos os grupos recomendados para garantir os nutrientes que o nosso organismo necessita.