Os fósseis São conservados em sedimentos minerais, principalmente a sílica; o processo de fossilização consiste na transformação da matéria orgânica em um composto mineral, mas que não perde sua característica física. ... Para a datação dos fósseis, o método mais usado e eficaz é o de radioatividade.
Lista
Mas não é fácil achar um fóssil. Por isso, encontrar restos fossilizados de um animal ou planta é uma experiência emocionante. Os penhascos marinhos, as pedreiras e outras rochas expostas são locais de grande interesse para a descoberta de fósseis.
Os pesquisadores dizem que, quando se trata de um fóssil, a língua tende a “grudar” na superfície do artefato; enquanto isso, no caso de uma pedra comum, eles acabam apenas lambendo poeira.
Já foram encontrados ossos, dentes, ovos, pegadas e fezes de dinossauros no Brasil, sendo que as principais regiões de sítios paleontológicos são localizadas nos estados do Ceará, Paraíba, Pernambuco, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, São Paulo e Rio Grande do Sul.
Esqueletos desses animais podem custar milhões, mas algumas peças podem ser encontradas por até 150 dólares.
Dente de dinossauro com 67 milhões de anos será leiloado nos EUA | Ciência e Saúde | G1. Osso de tiranossauro tem 338 gramas e 15,2 centímetros. Valor pago pela peça pode chegar a R$ 53,5 mil.
Milhões de anos atrás, dinossauros ocupavam a Terra. Muitos fósseis já foram encontrados no Brasil, principalmente no Rio Grande do Sul, em Minas Gerais, no Ceará e no Maranhão.
No MUGEO estão expostos fósseis vegetais e animais, que representam a evolução da vida na Terra. Correspondem, principalmente, às principais ocorrências fossilíferas do Estado de São Paulo.
Quando procurando por dinossauros, deve se procurar por rochas sedimentares datadas do período Mesozóico (Triássico, Jurássico, Cretáceo). Existem mapas com a data das rochas de certas regiões, e segui-los é fundamental pra se achar os organismos que se espera.
O Ubirajara jubatus é o primeiro dinossauro não aviário a ser descrito na Formação Crato do Brasil e também o primeiro não aviário encontrado no antigo supercontinente de Gondwana com pele preservada.
A maior diversidade de dinossauros era nas latitudes altas, até ao Árctico ou à Antárctida. Era nas regiões temperadas, até às zonas polares, onde havia mais dinossauros. Os dinossauros não gostavam dos trópicos, que funcionavam como uma barreira.
nodossauro
Os que vivem atualmente evoluíram 84 milhões de anos atrás — eles conseguiram sobreviver à extinção que fez com que boa parte dos dinossauros sumisse do planeta, há 66 milhões de anos.