m = M + 5 log r(pc) -5, onde m e M são as magnitudes aparente e absoluta da estrela, respectivamente, e r(pc) sua distância a nós em parsecs. Pela expressão podemos ver também que se medimos a magnitude aparente (fluxo) de uma estrela e conhecemos sua distância, podemos determinar sua magnitude absoluta (luminosidade).
A magnitude aparente (m) de um corpo celeste é um número que mede o seu brilho como visto por um observador na Terra. Quanto mais brilhante um objeto parece, menor é o valor de sua magnitude (relação inversa). ... O valor da magnitude é ajustado para o valor que teria na ausência de atmosfera.
Para conhecermos o tipo espectral e a classe de luminosidade de uma estrela utilizamos os recursos da espectroscopia. Esse método, que utiliza a diferença entre magnitude aparente e magnitude absoluta (módulo de distância) é chamado paralaxe espectroscópica.
Uma estrela Cefeida é uma estrela gigante ou supergigante amarela, de 4 a 15 vezes mais massiva e de 100 a 30 000 vezes mais brilhante que o Sol. A luminosidade desse tipo de estrela varia de 0,1 a 2 magnitudes em um período bem definido, compreendido entre 1 e 100 dias.
Ela representa a energia sísmica liberada durante o terremoto e se baseia em registros sismográficos. A escala Richter aumenta de forma logarítimica, de maneira que cada ponto de aumento significa um aumento 10 vezes maior. Dessa forma, um sismo de magnitude 4 é 100 vezes maior que um de 2.
Um sismo é um fenómeno natural resultante de uma rotura mais ou menos violenta no interior da crosta terrestre, correspondendo à libertação súbita e inesoerada de uma grande quantidade de energia, que provoca vibrações que se propagam em todas as direções a uma vasta área circundante.
Magnitude é uma medida quantitativa do tamanho do terremoto. ... M=magnitude do terremoto. INTENSIDADE. A intensidade sísmica é uma medida qualitativa que descreve os efeitos produzidos pelos terremotos em locais da superfície terrestre.
A Escala Richter é um sistema de medição elaborado por Charles Richter e Beno Gutenberg utilizado para quantificar a intensidade dos terremotos conforme a sua manifestação na superfície terrestre. Seu limite, teoricamente, não existe, mas é comum a convenção de que não haja terremotos que ultrapassem o grau 10.
"Para medir a energia liberada pelo sismo, utilizamos a escala Richter, e para avaliar seus efeitos, utilizamos a escala Mercalli-Modificada", complementa. A escala Richter foi desenvolvida em 1935 na Califórnia, Estados Unidos.
Não se aproximar de casas semi-destruídas. Chamar os vizinhos e dependendo das condições, abrigar-se a pé. Colaborar com as atividades de extinção de incêndio, regaste e salvamento de pessoas machucadas. Usar a água e comida estocada para emergência.
30 de agosto de 2020
O epicentro foi a 570 km ao sul de Santiago com o hipocentro situado a uma profundidade de 33 km, sendo o mais violento sismo já registrado cientificamente....