EQST

Como Calcular A Taxa Nominal De Juros?

Como calcular a taxa nominal de juros? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

Como calcular a taxa nominal de juros?

O cálculo da taxa nominal de juros será feita da seguinte forma: juros pagos / valor nominal do empréstimo. Portanto, a taxa nominal de juros de um empréstimo de R$ 5 000,00 que teve como quitação o valor de R$ 7 000, teve uma taxa nominal de juros de 40%.

Como calcular a taxa nominal e taxa efetiva?

Para aplicar a fórmula da taxa efetiva de juros, você terá que igualar o período ao tempo de capitalização na taxa nominal. Nesse caso, o cálculo é bastante simples: se você tiver uma taxa nominal de 24% ao ano e capitalização mensal, basta transformá-la em uma taxa efetiva de 2% ao mês, alterando apenas o período.

O que é taxa nominal na matemática?

A taxa nominal é uma taxa de juros em que a unidade referencial não coincide com a unidade de tempo da capitalização. Ela é sempre fornecida em termos anuais, e seus períodos de capitalização podem ser diários, mensais, trimestrais ou semestrais.

Qual a fórmula para calcular a taxa efetiva?

Aplicada em juros simples, a taxa efetiva funciona com a fórmula: r = (1 + i/n) ^ n – 1. Nessa fórmula, “r” é o valor de taxa efetiva, “i” significa a taxa de juros nominal e “n” é a quantidade de periodicidade por ano.

Porque a taxa nominal é conhecida como taxa falsa?

A taxa nominal é na verdade uma taxa falsa, ou aparente. Por exemplo, em uma taxa de 36% ao ano capitalizada mensalmente (36% a.a./m), notamos que o período da taxa (anual) difere do período de capitalização (mensal), sendo, assim, considerada uma taxa nominal.