Download da BNCChttp://download.basenacionalcomum.mec.gov.brhttp://download.basenacionalcomum.mec.gov.br
BNCChttp://basenacionalcomum.mec.gov.brhttp://basenacionalcomum.mec.gov.br
A BNCC faz parte do Plano Nacional da Educação, previsto na Constituição Federal de 1988. A primeira versão foi redigida em 2014. O documento foi aberto para consulta pública em 2015, permitindo que a sociedade pudesse contribuir com suas opiniões. 45 mil escolas colaboraram nesse processo, levando à segunda versão.
14 - Qual a diferença entre a Base e os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e as diretrizes curriculares (DCN) que existiam antes? A BNCC foi elaborada à luz do que diz os PCNs e as DCN. No entanto, a Base é mais específica, determinando com mais clareza os objetivos de aprendizagem de cada ano escolar.
A BNCC na Educação Infantil diz que a criança tem o direito de expressar, como sujeito criativo, dialógico e sensível, suas emoções, necessidades, dúvidas, sentimentos, descobertas, hipóteses, questionamentos e opiniões — novamente, por meio de diferentes linguagens.
Na primeira etapa da Educação Básica, e de acordo com os eixos estruturantes da Educação Infantil, devem ser assegurados seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento para que as crianças tenham condições de aprender e se desenvolver. São eles: conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer.
O que é habilidade pessoal? As habilidades pessoais são padrões, atitudes e conhecimentos que tornam os profissionais melhores no ambiente profissional, além de auxiliar no desenvolvimento de atividades.
Algumas das habilidades indispensáveis para seu currículo são proatividade, boa comunicação, liderança, capacidade de análise, gerenciamento do tempo, inteligência emocional, criatividade, resolução de problemas, além de outras habilidades e competências. ... Proatividade, boa comunicação e liderança, por exemplo.
De acordo com o relatório, as habilidades comportamentais “abrangem competências ou traços que permitem que as pessoas interajam com outras e realizem diferentes atividades. ... Alguns exemplos de habilidades: trabalho em equipe, liderança, escuta, empatia, tomada de decisão, entre outras”, define o texto.
As características comportamentais são um grupo de traços individuais que refletem na forma como o profissional pensa, sente e age dentro da sua organização. ... Porém, existem algumas competências que trazem diversas vantagens para a organização, independentemente das suas necessidades atuais.
As competências técnicas e comportamentais se referem aos diferentes atributos que uma pessoa tem, os quais se dão em vista de conhecimentos prévios, habilidades, atitudes e etc.
As 6 habilidades de liderança para desenvolver
Descubra como desenvolver a habilidade de liderar. ... A liderança consiste em um processo no qual uma pessoa com suas habilidades exerce um poder de influência sobre as demais, passando confiança para que seus liderados se sintam motivados e preparados para trabalharem com entusiasmo na busca de objetivos em comum.
8 habilidades que o mercado exige de um gestor hoje em dia
Características de um bom gestor
Estabilidade financeira, reconhecimento profissional e social, qualidade de vida, realização de sonhos — essas são algumas das expectativas de quem deseja ascender a um cargo de liderança. Para alcançá-lo, os candidatos precisam demonstrar que possuem determinadas características e competências.
Como ser um bom gestor: 11 dicas práticas
7 dicas para ser um bom diretor de escola pública
Um bom gestor é reconhecido por encarar o ato de planejar como algo contínuo, gradativo, flexível e responsável — ou seja, como um líder que não busca apenas o seu desempenho no futuro, mas sim no presente.
Abaixo listamos algumas qualidades que podem ser encontradas em um supervisor de alto nível:
O Cargo de Supervisor nas Organizações, refere-se ao profissional que operacionaliza os processos da organização, participando da elaboração dos planos operacionais, colaborando com informações e sugestões, e supervisionando equipes de serviços, a fim de contribuir para que seu departamento atinja os objetivos ...
“Um gerente tem como principal função planejar e desenvolver estratégias e processos. Já o supervisor conduz no dia a dia os processos da empresa, por isso a presença deste profissional é vital para que aqueles saiam de acordo com o previsto e tragam bons resultados.