EQST

Como As Articulaçes Sinoviais Podem Ser Classificadas Quanto A Morfologia?

Como as articulações sinoviais podem ser classificadas quanto a morfologia?

Para classificar morfologicamente uma articulação vai depender das formas das superfícies articulares, ou seja, do tipo de encaixe ósseo. As articulações podem ser classificadas, em planas, gínglimo, trocóidea, elipsóidea, selar e esferoidea.

O que é Gonfose em anatomia?

Gonfose é a articulação específica entre os dentes e seus receptáculos, os alvéolos dentários.

Como podemos classificar as articulações sinoviais pela sua forma?

Classificação articular funcional

  1. Sinartrose: articulação imóvel. Pode ser de três tipos: ...
  2. Anfiartrose: articulação que possui pequena movimentação. Podem ser de dois tipos: ...
  3. Diartrose: articulação que possui movimentação livre, tendo grande variedade de formas permitindo a movimentação em diversos planos.

Como pode ser classificado às articulações?

São divididas nos seguintes grupos, de acordo com sua estrutura e mobilidade:

  1. 1 – Articulações Fibrosas (Sinartroses) ou imóveis;
  2. 2 – Articulações Cartilagíneas (Anfiartroses) ou com movimentos limitados;
  3. 3 – Articulações Sinoviais (Diartroses) ou articulações de movimentos amplos.

Qual a classificação morfológica e funcional da articulação do cotovelo?

A articulação do cotovelo é uma articulação sinovial encontrada no membro superior entre o braço e o antebraço. É o ponto de articulação de três ossos: o úmero do braço e o rádio e a ulna do antebraço. A articulação do cotovelo é classificada estruturalmente como uma articulação sinovial.

Quais são as três articulações do cotovelo?

A articulação do cotovelo é um gínglimo ou articulação em dobradiça. Possui três articulações: úmero-ulnar, entre a tróclea do úmero e a incisura troclear da ulna, úmero-radial, entre o capítulo do úmero e a cabeça do rádio e rádio-ulnar proximal, entre a cabeça do rádio e a incisura radial da ulna.

Qual a classificação funcional da articulação temporomandibular?

A ATM é estruturalmente classificada como sinovial do tipo bicondilar, formada pela junção do côndilo mandibular com a fossa manipular do osso temporal. Entre esses dois ossos existe o disco articular, incorretamente chamado de menisco, formado por fibro-cartilagem não contendo vasos sangüíneos e nem fibras nervosas.

Como é classificada a articulação temporomandibular?

As articulações temporomandibulares são as articulações mais acionadas do nosso corpo, É uma articulação sinovial, condiliana, do tipo gínglimo, com superfícies fibrocartilaginosas e não de cartilagem hialina e possui um disco articular.

O que é anatomia da articulação temporomandibular?

A articulação temporomandibular (ATM) é a principal conexão entre o crânio e a mandíbula. Ela envolve a área participante da parte escamosa do osso temporal, o disco articular no interior da cápsula articular, a cabeça da mandíbula e os ligamentos adjacentes.

Qual a função do disco articular?

Disco articular Ele é formado por uma estrutura fibrocartilaginosa e é bicôncava. Seu objetivo é proteger e possibilitar o contato das superfícies ósseas da articulação durante a movimentação da mandíbula. Ainda tem a função de amortecer os choques e regular os movimentos.

Qual a função dos ligamentos articulares?

A principal função dos ligamentos é prevenir movimentos excessivos ou anormais, além de manter a estabilidade das articulações pela sua função proprioceptiva (BENJAMIN & RALPHS, 1997).

Qual a função do Coxim Retrodiscal?

Suas fibras são quase horizontais e resistem aos movimentos posteriores do côndilo. Isto serve para a proteção do coxim retrodiscal. Nenhuma destas faixas limita a translação para a frente do côndilo ou disco, mas efetivamente limita o deslocamento lateral.