Constatou-se, mediante a pesquisa bibliográfica, que ao Arte Educador, cabe estimular seus educandos para a familiarização e o contato frequente com as imagens, pois estas o induzem a perceber que ler uma imagem é uma atividade que traz informações que se encontram nos traços, nas linhas, nas cores e nas formas, num ...
A Arte na Educação Infantil é uma importante ferramenta da educação, pois estimula o desenvolvimento das crianças. Afinal, por meio da arte, é possível aprender, adquirir novas habilidades e enxergar diferentes perspectivas e sensações a respeito de um mesmo ponto, por exemplo.
A arte na educação infantil favorece a imersão das crianças e jovens em diferentes linguagens e expressões. Ela propicia o desenvolvimento de habilidades gestuais, verbais e intelectuais, fatores imprescindíveis para a formação de cidadãos responsáveis e conscientes do seu papel na sociedade.
Artes visuais, dança, teatro e música devem ser abordados no ensino dessa disciplina, que se baseia na reflexão, na apreciação e na produção. Foi-se o tempo em que a aula de Arte só tinha ênfase nas artes plásticas e se resumia a desenhos e pinturas.
O bacharel em Artes Visuais pode seguir a carreira de artista plástico, recorrendo a várias linguagens, técnicas e materiais para expressar ideias. Pode mexer com desenho, pintura, escultura, gravura ou arte digital.
O que é Em artes visuais, leitura de reproduções e de originais. Em dança, fotos e vídeos de apresentações. Em música, audições guiadas de diferentes estilos - ópera, canto orfeônico, concerto etc. Em teatro, apreciação de peças ao vivo e/ou exibidas em vídeo.
O curso de Educação Artística é a modalidade de licenciatura das Artes Visuais que forma profissionais para atuar com a aplicação das artes no dia a dia, seja por meio de produções artísticas ou por meio do ensino.
Para lecionar no ensino médio e técnico, basta ter graduação, ou seja, bacharelado, licenciatura ou tecnólogo. Para lecionar na graduação, precisa, além da própria graduação, o título de pós-graduação, MBA ou mestrado e doutorado, dependendo da universidade, e se ela é pública ou particular.
O que diz o MEC: Segundo o Ministério da Educação, “os docentes das universidades federais precisam ter ao menos grau de mestre”, com entrada mediante concurso público. Ou seja, é um requisito ter uma pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) para lecionar no Ensino Superior.
Afinal de contas, quem é formado em Administração pode dar aulas? Embora não exista curso de Licenciatura em Administração e a graduação seja oferecida apenas com a titulação de bacharelado, é possível, sim, dar aulas de Administração.