Vai embora t certo? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
A forma correta de escrita da palavra é embora. Em bora, escrito de forma separada, está errado.
Quando pode ser substituído por embora?
1 apesar de, ainda que, apesar de que, não obstante, a despeito de, mesmo que, independentemente de, sem embargo de, ainda quando, conquanto, se bem que, posto que, nada obstante, malgrado.
Como se forma a palavra embora?
Composição por Aglutinação Ocorre quando um dos radicais, ao se unirem, sofre alterações. Exemplos: planalto (plano + alto), embora (em + boa + hora).
Como se escreve embora ou em bora?
Significado de Bora Forma reduzida de embora, de "em boa hora".
Que significa vai embora?
advérbio Com a ideia de partida; adeus: sentiu-se mal e foi embora. interjeição Tanto faz; sem importância; não me interessa.
O que significa a palavra ir embora?
Em português, Partir, Sair e Ir Embora podem ter o mesmo significado: deixar o lugar onde se está, com destino determinado ou não.
Quando se usa a palavra embora?
embora
conjunção Apesar de; ainda que; ainda: embora houvesse amor, separaram-se.
advérbio Com a ideia de partida; adeus: sentiu-se mal e foi embora.
interjeição Tanto faz; sem importância; não me interessa.
substantivo masculino plural P.us. ...
[Antigo] Em boa hora: aquela doença foi embora.
Foi embora ou foi se embora?
Obrigado. Acho preferível a utilização da frase «O João foi-se embora», com a presença do pronome reflexo. No entanto, a frase «O João foi embora» é admissível, sobretudo no português do Brasil. Na frase «O João foi-se embora», o verbo ir é pronominal, mas, na frase «O João foi embora», é intransitivo.
O que quer dizer muito embora?
A expressão muito embora, aplicada como locução conjuncional concessiva, foi registada em 1966 no vocabulário de Rebelo Gonçalves e presentemente confirmada no dicionário de Houaiss com o significado, por exemplo, de «se bem que», e a frase em estudo tem na realidade o sentido: «se bem que longe, estou perto».