EQST

Vai A Braslia Ou A Braslia?

Vai a Braslia ou a Braslia? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

Vai a Brasília ou a Brasília?

O certo é: “Vou a Brasília” e “Vou à Bahia”. Por que só ocorre crase no segundo caso? Quando vamos, sempre vamos a algum lugar. O verbo IR pede a preposição “a”.

Quando usar crase antes de cidade?

Como regra, não se usa o acento indicativo de crase diante dos nomes de cidades, porque eles repelem o artigo definido, como se pode observar: Salvador é uma festa. Venho de Florianópolis. Ele mora em Curitiba. Estivemos em Vitória.

Quem volta volta a algum lugar?

Quem retorna, retorna a algum lugar (pede preposição). O termo escola é palavra feminina, logo, admite o artigo a. Por isso, usa-se a crase.

Tem crase antes de nome de Estado?

Só dois estados brasileiros admitem a crase: a Bahia e a Paraíba. Bem-vindos à Bahia. Vamos à Paraíba e a Santa Catarina.

Quem vai à volta da crase?

A palavra crase é de origem grega e significa fusão, mistura. ... Ou seja, se você vai a e volta da, crase há. Se você vai a e volta de, crase para quê? É erro colocar acento grave antes de palavras que não admitam o artigo feminino a, como verbos, a maior parte dos pronomes e as palavras masculinas.

Vai ao OU VAI NO?

É uma questão gramatical: o verbo “ir” no sentido de deslocar de um espaço para outro é transitivo direto e seguido de “a”: Ele vai a Aracaju e não em Aracaju. No caso de se ter a preposição mais artigo, ficará: Ele vai ao aeroporto. ... Quando falamos: Eu estou no telefone! a questão é o verbo “estar”.

Vai à volta de crase pra quê?

Não se usa crase quando: "Vou a São Paulo. Volto de São Paulo". ... Se você vai a e volta de, crase para quê? É erro colocar acento grave antes de palavras que não admitam o artigo feminino a, como verbos, a maior parte dos pronomes e as palavras masculinas.