Extintores de pó químico e Dióxido de carbono são os indicados para esse tipo de incêndio. Dicas de uso: Retire o pino de segurança do extintor e pressione a alavanca de operação. O jeito adequado de se usar um extintor de incêndio é mirá-lo diretamente no combustível, em vez de mirar nas chamas.
Em caso de incêndios provocados por materiais de fácil combustão, líquidos inflamáveis e relacionados à eletricidade, o ideal é usar extintor de incêndio abc. Com esse equipamento, sua residência ou empresa está segura no momento de extinguir um desses três tipos de incêndios, que estão entre os mais comuns.
Gás Carbônico (CO2) É indicado para incêndios da classe B e C. Seu princípio de extinção ocorre por abafamento e resfriamento e age em materiais combustíveis e líquidos inflamáveis e também contra fogo oriundo de equipamentos elétricos.
Para isso, deve-se fazer uso dos extintores de incêndio portáteis carregados com água. Os fogos de classe “B” enquadram os materiais em líquidos inflamáveis, que também queimam em extensão (somente em superfícies), mas que, normalmente, não deixam resíduos.
Existem quatro diferenças principais entre flashovers e backdrafts: Os backdrafts não ocorrem muito freqüentemente em incêndios. Já os flashovers acontecem com maior frequência. Um backdraft é um fenômeno explosivo (com a liberação de ondas de choque que podem romper e lançar estruturas) e o flashover não.