EQST

Que Consequncias A Toxoplasmose Congnita Pode Causar?

Que consequências a toxoplasmose congênita pode causar?

Os riscos da toxoplasmose durante a gravidez A infecção pelo Toxoplasma gondii pode levar a abortos espontâneos e bebês natimortos (que morrem dentro do útero ou durante o parto). Também pode causar prematuridade e retardo no crescimento intrauterino.

Por que dizemos que a toxoplasmose pode ser uma doença congênita?

A toxoplasmose congênita é quase exclusivamente decorrente de uma infecção materna primária durante a gestação; entretanto, há exceções, incluindo a reinfecção por um novo sorotipo do T. gondii ou reativação da toxoplasmose em mães com imunodeficiências graves mediadas por células. A infecção pelo T.

Como é feito o diagnóstico da toxoplasmose congênita?

O diagnóstico sorológico no neonato é feito pela presença de IgM ou IgA anti-Toxoplasma gondii, pois não atravessam a barreira placentária. A manutenção da IgG após 12 meses de vida é considerada padrão ouro para o diagnóstico da infecção congênita.

O que é toxoplasmose gestacional é congênita?

A toxoplasmose é uma infecção muito comum, mas a manifestação clínica da doença é rara. Em humanos a principal causa da infecção é o consumo de carne contaminada sem processamento térmico adequado. A toxoplasmose é considerada uma das infecções parasitárias negligenciadas.

Quais os principais problemas clínicos ocasionados pela toxoplasmose?

Em algumas pessoas (geralmente aquelas com o sistema imunológico muito debilitado), a toxoplasmose causa inflamação dos pulmões (pneumonite), do coração (miocardite. A miocardite pode ser causada por muitos problemas, incluindo infecção, toxinas e medicamentos...

O que é toxoplasmose é transmitido por o quê?

As principais vias de transmissão da toxoplasmose são:
  1. Via oral (ingestão de alimentos e água contaminados)
  2. Congênita (transmitido de mãe para filho durante gestação), sendo raros os casos de transmissão por inalação de aerossóis contaminados, inoculação acidental, transfusão sanguínea e transplante de órgãos.
28 de ago. de 2019

Como avaliar toxoplasmose?

Os exames sorológicos que detectam anticorpos da classe IgM, presentes nas infecções recentes, são os mais utilizados para diagnóstico de toxoplasmose aguda, porém, os métodos mais modernos detectam quantidades mínimas por mais de um ano após a infecção inicial (IgM residual).

Quais as alterações que podem ser observadas em neonato com toxoplasmose congênita?

As manifestações, quando presentes, são prematuridade, retardo de crescimento intrauterino, icterícia, hepatoesplenomegalia, miocardite, pneumonite, exantema, coriorretinite, hidrocefalia, calcificações intracranianas, microcefalia e convulsões.