O cuidado não se estende aos trabalhadores responsáveis pelas construções novas, no entanto: a estimativa é a de que 4 mil deles possam morrer durante o processo.
A Itaipu Binacional é líder mundial em produção de energia limpa e renovável, tendo produzido mais de 2,7 milhões de gigawatts-hora (GWh) desde o início de sua operação, em 1984. Com 20 unidades geradoras e 14.
A atuação da Agência Nacional de Energia Elétrica - ANEEL, em suas atividades de concessão, regulação e fiscalização da geração de energia elétrica, propiciou em 2019 um incremento de 7.
A Itaipu produz uma média de 90 milhões de megawatts-hora (MWh) por ano. Com o aumento da capacidade e em condições favoráveis do rio Paraná (chuvas em níveis normais em toda a bacia) a geração poderá chegar a 100 milhões de MWh em um ano.
Itaipu
São 158 usinas em funcionamento, outras 9 usinas estão em construção e existem 26 outorgadas (com permissão para serem construídas).
Dez maiores hidrelétricas respondem por 28,9% da capacidade instalada brasileira
Conheça abaixo as 10 maiores hidrelétricas do mundo em ordem decrescente:
Tucuruí I
As Maiores Barragens do Brasil
A grande parte da energia elétrica produzida no Brasil é gerada por usinas hidrelétricas, isso porque o país é rico em rios com grandes extensões, caudalosos, e correndo sobre planaltos e de depressões. ... A principal fonte de energia elétrica do Brasil é a energia hidráulica.
Fontes renováveis compõem a matriz energética brasileira, diminuindo a necessidade de gerar eletricidade a partir de combustíveis fósseis ou carvão. ... Energia limpa é aquela gerada por fontes renováveis e que não lançam poluentes na atmosfera.
O potencial técnico de aproveitamento da energia hidráulica do Brasil está entre os cinco maiores do mundo e é estimado em cerca de 260 GW, dos quais 40,5% estão localizados na bacia do rio Amazonas. Já as bacias dos rios Paraná, Tocantins e São Francisco respondem, respectivamente, por 23%,10,6% e 10% do total.
Amazônia
Usinas Hidrelétricas no Brasil
São quatro as hidrelétricas que atualmente utilizam a força do Rio Araguari e do Rio Jari, braços do leito amazônico, como força motriz de geração de energia.
O Sudeste produz mais da metade da energia elétrica consumida no Brasil. Destacam-se as usinas hidrelétricas de Furnas, Volta Grande, Marimbondo, no rio Grande, Três Marias (MG), no rio São Francisco, Ilha Solteira e Barra Bonita, no Rio Tietê.
Principais usinas hidrelétricas do Brasil