O coração humano é formado por quatro cavidades, assim como o de todos os mamíferos. Nesse órgão é possível observar dois átrios e dois ventrículos.
Significado de Sincício substantivo masculino [Biologia] Massa protoplasmática caracterizada pela formação de vários núcleos de citoplasma e originada pela junção de células anteriormente separadas. Camada localizada no exterior do trofoblasto do ovo de animais mamíferos. ... Do latim syncytium.
Os discos intercalares permitem a contração sincronizada do tecido cardíaco, e proporcionam maior adesão entre as células musculares cardíacas. ... São compostos de Junções comunicantes e Junções de adesão.
Sincídio, também chamada de cenócito, são células formadas por diversos núcleos devido ao processo de fusão de várias outras células. ... A principal finalidade de um sincídio funcional é levar e coordenar informações aos órgãos, auxiliando no processo de bom funcionamento destes.
As junções comunicantes permitem que ocorra o tráfego de íons de célula a célula. Por esse motivo, o coração trabalha como um sincício funcional: quando uma célula for estimulada, todas também o serão quase que simultaneamente.
Na parede do átrio direito, próximo a desembocadura da veia cava superior, há uma pequena massa de células musculares cardíacas especializadas, denominadas nó sinoatrial.
Impulsionado pelo ventrículo direito, o sangue vai aos pulmões para ser oxigenado, de onde retorna ao coração. Impulsionado pelo ventrículo esquerdo, o sangue vai a todos os sistemas corporais, de onde novamente retorna ao coração. Por isso diz-se que a circulação é dupla.
Contração isovolumétrica: é o momento inicial da contração ventricular, resultando no aumento da pressão atrial e no fechamento das válvulas atrioventriculares. O volume ventricular é constante nesta fase pois as válvulas semilunares ainda estão fechadas.
Contração cardíaca A contração muscular ocorre pela ativação enzima ATPase da cabeça da miosina e a mudança de conformação da troponina. Com os sítios expostos, esse processo se completa, levando à interação dos filamentos de actina com a miosina, fenômeno chamado de pontes cruzadas.
É o período que corresponde ao relaxamento ventricular, ou seja, ao enchimento do ventrículo. Inicia-se com o fechamento das válvulas semilunares (mitral e tricúspide) e termina com a contração atrial. Neste período, o sangue flui do átrio para o ventrículo.
Fases do ciclo cardíaco (Guyton, et al 2006)
Endocárdio – é uma membrana que reveste a superfície interna das cavidades do coração; Miocárdio – é o músculo responsável pelas contrações vigorosas e involuntárias do coração; situa-se entre o pericárdio e o endocárdio.
O pericárdio é um saco seroso de tecido conjuntivo fibroso que envolve e protege o coração, separando-o dos outros órgãos do mediastino.
O pericárdio é uma camada de tecido conectivo (conjuntivo) fibroso dobrado que envolve todo o coração e as raízes dos grandes vasos. Ele possui uma camada interna e uma externa, que são contínuas, e criam um espaço conhecido como saco pericárdico.
Artéria aorta: é a maior artéria do nosso corpo. Essa artéria parte do coração, mais precisamente do ventrículo esquerdo, e ramifica-se em várias outras artérias. Artéria pulmonar: parte do coração em direção ao pulmão e bifurca-se em artéria pulmonar direita e artéria pulmonar esquerda.
A parede do coração é constituída por três diferentes camadas: pericárdio (membrana que envolve o coração), o miocárdio (músculo cardíaco) e endocárdio (o revestimento interno das cavidades do coração das válvulas cardíacas).
A pleura é uma membrana fina que reveste os pulmões e a caixa torácica, com o objetivo de manter esse órgão sempre bem lubrificado, ajudando nos movimentos relacionados à respiração. Quando a pleura fica inflamada, o paciente recebe o diagnóstico de pleurisia, que também pode ser chamada de pleurite.
A pleura é uma pequena camada de tecido fino que reveste os pulmões (pleura visceral) e a parede interna do tórax (pleura parietal).
A pleura é a serosa que envolve o pulmão e é constituída por dois folhetos, o parietal e o visceral, que são contínuos na região do hilo do pulmão.
A pleura é uma membrana dupla, formada por uma camada externa chamada de pleura parietal, adjacente à caixa torácica, e uma camada interna chamada de pleura visceral, que reveste diretamente os pulmões. Entre essas duas camadas, está a cavidade pleural, preenchida por um líquido lubrificante, o líquido pleural.