Quando vale a pena quitar um financiamento? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
Em suma, o que faz quitar o financiamento antes do prazo ser algo vantajoso ou não, é o valor do Custo Efetivo Total (CET) do financiamento, comparado com o valor da rentabilidade anual líquida do investimento no qual o valor está aplicado ou poderia ser aplicado.
Quando quitar um financiamento de veículo?
O procedimento é simples e não há necessidade de despachante. O proprietário, no entanto, deve ficar atento à data constante no recibo de transferência, pois o prazo para o procedimento, contado dessa data, é de 30 dias.
Qual financiamento quitar primeiro?
O alívio por se livrar da dívida é enorme, mas é preciso entender que essa é uma questão matemática. “Só vale a pena adiantar o pagamento se o banco retirar todo o juro do financiamento correspondente às parcelas antecipadas, em especial, se as taxas forem altas”, diz Bianchi.
O que fazer depois de quitar o financiamento de veículo?
Não importa se a quitação foi antecipada ou dentro do prazo: se o financiamento é feito por CDC, você não precisa fazer nada ao quitar o veículo. Isso porque, assim que você quita seu contrato, o banco ou a financeira devem dar baixa do financiamento no Detran. Eles têm até 30 dias para fazer isso.
Como saber para quitar financiamento de carro?
Quitar o valor do débito Tecnicamente falando, a forma mais simples de trocar o carro durante a vigência de um contrato de financiamento é por meio da quitação da dívida. O interessado em realizar essa troca pode antecipar todas as parcelas do seu financiamento, saldando-o integralmente.
Como adiantar as parcelas de financiamento?
Como funciona a antecipação de parcelas Se você tem interesse em adotar essa prática, é recomendado que procure o seu credor e informe sobre a vontade de antecipar as parcelas do financiamento, lembrando de solicitar o abatimento dos juros incluídos nos valores.
É vantajoso quitar financiamento?
Só valerá a pena quitar a dívida imobiliária imediatamente se você não conseguir um investimento que supere a taxa efetiva do financiamento. Por exemplo, se a taxa efetiva do seu financiamento é 8%, só valerá a pena quitá-lo se você não conseguir encontrar investimentos com um retorno maior do que esse.