EQST

Quando Usar Ultrassom Fisioterapia?

Quando usar ultrassom fisioterapia?

Esse tratamento é indicado para o tratamento de:
  1. Artrose;
  2. Inflamação das articulações;
  3. Dor lombar;
  4. Bursite;
  5. Doenças ou dores crônicas ou agudas;
  6. Espasmos musculares;
  7. Contratura muscular.

Qual é o efeito do ultrassom?

Os efeitos térmicos seriam o aumento de mobilidade da articulação, aumento da circulação sanguínea, efeito sobre os nervos periféricos, aumento da extensibilidade em tecidos ricos em colágeno, redução de espasmos musculares, alívio da dor, resolução de processos inflamatórios crônicos.

Quando usar o ultrassom de 3mhz?

O uso do ultrassom de 3 MHz é indicado principalmente para a fisioterapia dermatofuncional e procedimentos de estética:
  1. gordura localizada e celulite;
  2. pós-lipoaspiração e abdominoplastia;
  3. tratamento de fibroses.

Como funciona ultrassom fisioterapia?

Como funciona o ultrassom na fisioterapia? O ultrassom utiliza frequências sonoras entre 1 e 3 MHz, que são inaudíveis para os seres humanos, mas capazes de penetrarem no corpo, movendo partículas internas e estimulando a reabsorção de líquidos inflamatórios.

Quais são os efeitos fisiológicos do ultrassom?

Os efeitos fisiológicos provenientes do aquecimento tecidual, que podem produzir aumento do fluxo sanguíneo e da atividade metabólica; aumento da extensibilidade do colágeno em estruturas tais como tendões, ligamentos e cápsulas articulares; alívio da dor e diminuição do espasmo muscular [6,11].

O que é intensidade do ultrassom?

Intensidades. O ultrassom apresenta doses entre 0,125 w/cm²-5w/cm² (LEUNG, 2004). A intensidade menor trata estruturas mais próximas da pele, enquanto que a intensidade maior trata regiões mais profundas, como lesão óssea.

Como usar o ultrassom de 3MHz?

5 Aplicação do ultrassom de 3mhz Segundo Clayto (1998) o tempo de aplicação e a intensidade da radiação ultra-sônica devem ser de dois minutos para áreas 10 cm². A intensidade varia segundo o efeito desejável e o tipo de tecido, sendo sua ação tanto mais profunda conforme a sua intensidade.

Como calcular o tempo de uso do ultrassom?

Por exemplo:
  1. Largura= 5 cm.
  2. Comprimento = 8 cm.
  3. Então a área é igual a 40 cm².
  4. ERA = 4cm²
  5. O tempo é de 40 minutos, então 40/4 = 10 minutos de aplicação.
7 de fev. de 2019

Qual a frequência do ultrassom para gordura localizada?

Segundo Bioset (2001), o ultrassom é indicado para tratamentos estéticos o modo contínuo onde abrangem só tecidos superficiais com frequência de 3 Mhz, para proporcionar alterações circulatórias e mecânicas do tecido, proporcionando então alteração da pressão e a micro massagem.

O que é ultrassom terapêutico e quais são seus dois efeitos fisiológicos primários?

Os efeitos mecânicos do ultrassom terapêutico incluem: massagem (GARCIA, 2000; PRENTICE & VOIGHT, 2003), estimulação da regeneração dos tecidos; reparo de tecido mole, reparo ósseo, fluxo sanguíneo em tecidos cronicamente isquêmicos (YOUNG, 1998), além desses efeitos Fuirini & Longo (2002), acrescentam: regeneração ...

Quais os efeitos fisiológicos do ultrassom convencional sobre o tecido?

O ultrassom produz 3 tipos de efeitos: térmico, químico e mecânico. O efeito térmico provoca aumento da vascularização do tecido e melhora da oxigenação local. O efeito químico provoca produção de colágeno e de fibras elásticas melhorando a firmeza da pele.

Para que serve ultrassom 1MHz?

Na fisioterapia o ultrassom de 1MHz é o mais indicado, pois é pouco absorvido em estruturas superficiais e em tecido adiposo, indicado para tendinites, bursites, miosites, capsulites, lesões musculares, fraturas e cirurgias ortopédicas.

Como usar o ultrassom de 3mhz?

5 Aplicação do ultrassom de 3mhz Segundo Clayto (1998) o tempo de aplicação e a intensidade da radiação ultra-sônica devem ser de dois minutos para áreas 10 cm². A intensidade varia segundo o efeito desejável e o tipo de tecido, sendo sua ação tanto mais profunda conforme a sua intensidade.

Como utilizar o ultrassom para gordura localizada?

O ultrassom focado de alta potência, que atua na gordura localizada, deve ser feito em intervalos de no mínimo um mês, e pode ser feito em uma única sessão ou no máximo três. No caso desse ultrassom, não é indicado fazer sessões de manutenção, e sim recomeçar um novo tratamento.

Como usar o ultrassom terapêutico?

O ultrassom terapêutico deve ser usado corretamente:
  1. Coloca-se uma camada de gel condutor diretamente na área a ser tratada.
  2. Em seguida deve acoplar a cabeça do equipamento sob o gel aplicado, fazendo movimentos lentos.
  3. Os movimentos são de forma circular, em forma de 8, de cima para baixo, ou de um lado para o outro.
Mais itens...•7 de fev. de 2019

Quantas sessões de ultrassom são necessárias?

Quantas sessões de ultrassom são necessárias? Cerca de cinco a dez, duas vezes por semana. Duração da sessão fica entre 30 a 50 min.