Ainda hoje diversas linhas teológicas divergem quanto à sua atuação nos dias atuais. Por muito tempo a Terceira Pessoa da Trindade foi negligenciada, sendo pouco citada e pregada.
Se toda a maldade que havia em mim já foi condenada, logo, nenhuma acusação contra os eleitos de Deus pode prevalecer. E o Consolador coloca essa esperança em nossos coração.
Muito obrigado pelos estudo maravilhoso! Que Deus continue lhe abençoando através do conhecimento do Deus para levar para todos que necessitam aprender mais e mais a palavra de Deus🙏 que o Espírito Santo possa me capacitar para levar essas coisas para a igreja.
Muito importante importante faz-se necessario que líderes e liderados conheçam e tenha uma santa intidade com essa pessoa o Espírito de Deus o verdadeiro líder da Igreja ele lidera através de líderes que se consagram a Ele
Vasco Coutinho desembarcou na capitania em dia , desembarcando na atual Prainha de Vila Velha, onde fundou o primeiro povoamento. Como era oitava de Pentecostes, o donatário batizou a terra de Espírito Santo, em homenagem à terceira pessoa da Santíssima Trindade.
Sobre a personalidade do Espírito Santo, a Bíblia fala que Ele possui intelecto (Romanos 8:27; 1 Coríntios 2:10-13), vontade (1 Coríntios 12:11) e emoções (Efésios 4:30), de modo que suas próprias ações refletem essa personalidade, pois Ele ensina, exorta, orienta, controla, testifica, repreende, intercede, tem ciúme etc. (João 14:26; 15:26; Atos 8:29; 13:2; 15:28; Romanos 8:14,26; 1 Coríntios 12:11; 1 Timóteo 4:1; Apocalipse 22:17).
Estudo maravilhoso! Edificou muito a minha vida espiritual! Acrescentou informações que eu não sabia sobre o Espírito Santo!!! Que Deus continue abençoando sua vida hoje e sempre!!!
A única vez que a palavra Paracleto aparece na Bíblia, fora do discurso de Jesus para os Apóstolos no livro de João, é referindo-se ao próprio Cristo. Acontece na famosa passagem na 1ª Carta de João, onde o Apóstolo afirma que “se pecarmos, temos advogado junto ao Pai” (1Jo 2.1), a palavra traduzida por advogado é Paracleto.
Parabéns pelo estudo tão enriquecedor sobre o Espírito Santo! Que Deus, na sua infinita misericórdia nos conduza sempre ao caminho do amor em Cristo e que através do nosso consolador e intercessor possamos cada dia mais nos firmar.
A Igreja Primitiva, desde seus primeiros dias, já entendia e reconhecia a plena divindade do Espírito Santo. Isto pode ser notado no episódio em que Ananias e Safaria foram castigados por terem mentido ao Espírito Santo. Na ocasião, o apóstolo Pedro declarou explicitamente que aquele casal havia mentido a Deus (Atos 5:3,4).
Se Santo é um atributo, e o mais destacado ao longo da Bíblia, uma pessoa cheia do Espírito de Deus precisa ser Santa. O maior sinal de estar cheio do Espírito é a Santidade.
Em Atos 5:3, quando o apóstolo Pedro repreendeu um homem chamado Ananias, ele afirmou que aquele homem havia mentido ao Espírito Santo, e logo em seguida concluiu: “Não mentistes aos homens, mas a Deus” (Atos 5:3,4). Alguns outros exemplos em que o Espírito Santo recebe nomes e títulos divinos são: 1 Coríntios 3.16; 2 Timóteo 3.16 e 2 Pedro 1.21.
Assim, Ele habita nos crentes, é seu intercessor, os ensina na verdade, os capacita dando-lhes dons espirituais, os conduz à santificação contínua, os guia em toda verdade, gera neles o fruto do Espírito que contrasta com as terríveis obras da carne, e os preserva firmes até o fim, pois Ele próprio é o selo que marca o povo de Deus, a garantia que concede a certeza da salvação aqueles que foram justificados (João 14:17,26; 16:13; Romanos 8:9-26; 1 Coríntios 2:12-16; 6:19; 2 Coríntios 1:22; 5:5; Efésios 1:13,14; 2:21,22; Gálatas 5; Hebreus 2:4; 10:5).
Vim procurar saber sobre o espírito santo pois em tudo que peço vou através do espírito santo de Deus e nosso senhor Jesus Cristo e também todos meus agradecimentos peço ou espírito santo que interceda junto ao senhor Jesus para que ele eleve as minhas orações até o vosso pai
É muito importante entender que quando usamos a expressão “Terceira Pessoa da Trindade”, nunca devemos aplicá-la como um tipo de hierarquia na própria Trindade em si, como se o Espírito Santo fosse o terceiro em importância, poder, autoridade e divindade. Basílio de Cesaréia, combatendo algumas heresias, falou assertivamente sobre isso:
O Espírito Santo desempenha tarefas específicas com relação à história da redenção. Foi Ele quem inspirou as Escrituras, isto é, os autores bíblicos “falaram inspirados pelo Espírito Santo” (2 Pedro 1:21). Logo, Ele é o grande autor da revelação de Deus registrada através de sua Palavra aos homens (Ezequiel 2:2; Zacarias 9:30; 1 Coríntios 2:12,13).
Outro livro que nos dá diversos sinais da verdadeira Espiritualidade é a 1ª Carta escrita pelo Apóstolo João. Nela vemos que um verdadeiro Filho de Deus:
Além do mais, são atribuídos ao Espírito Santo atributos que só pertencem a Deus, como: onipresença, onisciência, onipotência e soberania, glória, eternidade e a própria santidade tão singular que o adjetiva (cf. 1 Coríntios 2:10; 12:4-6; Hebreus 9:14).
Nestes versos, “o Senhor” (Adonai) e o Anjo da Aliança são a mesma pessoa. ... Por isso, assim como o Antigo Testamento reconhece que há um único Deus – o Pai, o Anjo do Senhor e o Espírito Santo - o Novo Testamento também ensina que há um único Deus – o Pai, o Filho (que é o Anjo do SENHOR encarnado) e o Espírito Santo.
Significado de Trindade substantivo feminino [Religião] Dogma cristão que proclama a crença de que há três pessoas divinas, Pai, Filho e Espírito Santo, em um único Deus.
As Testemunhas de Jeová acreditam que Deus é o Criador e o Ser Supremo. As testemunhas rejeitam a doutrina da Trindade, que consideram não bíblica. Eles vêem Deus como o Pai, um espírito invisível "pessoa" separada do Filho, Jesus Cristo.
Com base nessa afirmação, foi formulado o dogma mais importante do cristianismo – a Santíssima Trindade. “O pai é Deus, o filho é Deus e o Espírito Santo é Deus. Um Deus único, ainda que formado por 3 pessoas.” Muitos outros concílios foram realizados depois para sistematizar a teologia cristã.
A triquetra, em latim triquætra, é similar a um tríscele e pode ser interpretada como uma representação do Infinito nas três dimensões ou a Eternidade. Originário das tradições celtas, representa as três faces da Grande Mãe, a energia criadora do universo, cujas três faces são a Virgem, a Mãe e a Anciã.
Belém
E uma única referência à juventude de Jesus. O Evangelho de Lucas nos conta que, aos 12 anos, ele viajou com os pais de Nazaré a Jerusalém para celebrar o Pessach, a Páscoa judaica. Quando José e Maria retornavam a Nazaré, perceberam que Jesus tinha ficado para trás.
Maria (mãe de Jesus)
18 a.C.
Ana, mãe de Maria