EQST

Quando Ocorre O Escoamento Superficial?

Quando ocorre o escoamento superficial?

O escoamento superficial abrange desde o excesso de precipitação que ocorre logo após uma chuva intensa e se desloca livremente pela superfície do terreno, até o escoamento de um rio, que pode ser alimentado tanto pelo excesso de precipitação como pelas águas subterrâneas.

O que é o escoamento superficial da água?

"Escoamento superficial ou run-off (R) é o processo pelo qual a água de chuva precipita na superfície da Terra, fluindo por ação da gravidade, das partes mais altas para as mais baixas, nos leitos dos rios e riachos."

Quais os fatores que influenciam o escoamento superficial?

Diversos autores (BERTOL et al., 1989; SILVA et al., 2001; TUCCI, 2002) descrevem os fatores que influenciam o escoamento superficial, como fatores climáticos (intensidade da chuva, duração da chuva, chuva antecedente) e fatores fisiográficos (área da bacia, forma da bacia, permeabilidade do solo, topografia).

Quais os tipos de escoamento superficial?

3. Tipos de EscoamentoEscoamento superficial: representa o fluxo das águas sobre a superfície do solo da bacia hidrográfica e pelos seus múltiplos canais. Escoamento subsuperficial: é o fluxo que se dá logo abaixo da superfície, na altura das raízes dalogo abaixo da superfície, na altura das raízes da vegetação.

O que é escoamento subsuperficial?

O escoamento subsuperficial está no limiar entre o escoamento superficial e o escoamento subterrâneo, podendo em alguns pontos do terreno interceptar a superfície e engrossar o fluxo superficial, ou mesmo fluir verticalmente a partir de sua base para o lençol freático.

Quais os métodos de estimativa do escoamento superficial?

Os métodos de estimativa do escoamento superficial podem ser divididos em quatro grupos: Medição do Nível de Água (mais preciso; requer vários postos fluviométricos); Modelo Chuva-Vazão; Fórmulas Empíricas (baixa precisão).

Como ocorre o processo de escoamento superficial da água?

Escorrência superficial ou escoamento superficial é a terminologia usada em hidrologia que define o fluxo de água que ocorre na superfície do solo quando este se encontra saturado de umidade. ... Quando a chuva atinge a superfície terrestre parte da água se infiltra no solo e a quantidade de excedente escoa na superfície.

Por que nas áreas urbanas o escoamento superficial é muito mais rápido?

Segundo Tucci (1999) as inundações devido à urbanização ocorrem devido à impermeabilização de pequenas e médias bacias hidrográficas urbanas. ... Isto provoca aumento do escoamento superficial, que se traduz numa maior vazão de cheia dos rios urbanos.

Para que serve o escoamento superficial?

O escoamento superficial corresponde ao segmento do ciclo hidrológico relativo ao deslocamento das águas sobre a superfície do solo. É de fundamental importância para o projeto de obras de engenharia, dimensionadas de modo a suportar as vazões máximas decorrentes do escoamento superficial.

Qual a função do hidrograma?

O hidrograma é a representação gráfica da variação da vazão (Q) ao longo do tempo (t) em uma seção do curso d'água. ... É o resultado da interação de todos os componentes do ciclo hidrológico entre a ocorrência da precipitação e a vazão na bacia hidrográfica.

São situações onde preciso estimar o escoamento superficial?

Estimativas das vazões máximas de escoamento superficial são freqüentemente necessárias, tanto em bacias hidrográficas com ocupação agrícola, quanto em urbanas (BONTA e RAC, 1992). ... No projeto de estruturas de controle de erosão e inundação são necessárias, também, informações sobre o escoamento superficial.

Quais as grandezas características do escoamento superficial?

Normalmente, se expressa a vazão em m3/s ou L/s. É a principal grandeza que caracteriza um escoamento. Como dados que caracterizam uma bacia é comum ter-se as vazões máximas, médias e mínimas, em intervalos de tempo tais como hora, dia, mês ou ano.

O que é um hidrograma?

Denomina-se hidrógrafa ou hidrograma a representação gráfica da vazão que passa por uma seção, ou ponto de controle, em função do tempo. A caracterização de um hidrograma é feita a partir de observações e registros das variações de vazão no decorrer do tempo.