O verão acontece depois da primavera e é a estação com as maiores temperaturas do ano e com maior período de luz do dia. Isso significa que, além de muito calor, os dias são mais longos, clareando mais cedo e escurecendo mais tarde. Outra característica é o aumento das chuvas.
Solstício de inverno é um fenómeno astronómico que acontece todos os anos no dia 21 ou 22 de dezembro.
“Isso acontece porque o eixo da Terra é inclinado, e ao longo do ano o planeta gira ao redor do Sol. Então, dependendo da época do ano, você vai receber mais ou menos luz solar”, detalha o astrônomo. A insolação está diretamente ligada à duração do dia, incluindo os crepúsculos.
Isso está acontecendo devido a aproximação do solstício de verão no Hemisfério Sul (HS), que vai ocorrer no dia 21 de dezembro, às 14h28, pelo horário brasileiro de verão. É o início oficial do verão para o Hemisfério Sul e o início do inverno para o Hemisfério Norte (HN).
Não há uma boa razão biológica para mudar a hora duas vezes por ano, mas a maioria dos especialistas em saúde apoia o fim do horário de verão, não tornando-o permanente. Estudos mostram que as pessoas dormem melhor durante o horário padrão, porque a luz brilhante da manhã e a luz da noite reduzida facilitam o adormecer.
Quanto mais longe um país está do equador, mais oblíquo é o caminho do sol até o horizonte. E isto causa uma diferença no tempo que leva para o sol se pôr. Washington, D.C. está a 39. graus de latitude norte, que está bem longe do equador.
Quanto mais longe um país está do equador, mais oblíquo é o caminho do sol até o horizonte. E isto causa uma diferença no tempo que leva para o sol se pôr. Lisboa está a 39. graus de latitude norte, que está bem longe do equador.
No nosso verão, quando o Hemisfério Sul está mais exposto ao sol, essa região do planeta recebe raios solares de forma mais direta e se aquece com o calor do verão — aí, amanhece mais cedo e escurece mais tarde.
O fenômeno é causado porque a Linha do Equador — paralelo imaginário que divide o planeta no meio, em hemisférios sul e norte — não é alinhada perfeitamente ao Sol, na verdade, a Terra é mais inclinada que o astro.
Antes de chegar na lista tão esperada, fique ligado: o horário do pôr do sol em Buenos Aires varia a cada estação do ano, podendo ocorrer as 17h30 até 19h30 aproximadamente. Quanto mais verão, mais tarde escurece na cidade. Mais frio, o dia de sol termina mais cedo.
Será mais escuro ou mais claro lá fora de manhã? Embora os dias geralmente serão mais escuros, poderemos desfrutar de uma hora de luz extra pela manhã. No entanto, o sol se põe muito mais rápido à noite e começa a escurecer por volta das 17h30 - ou às vezes até mais cedo.
- Outono: de 20 de março de 2021 (06h38) a 21 de junho de 2021 (00h32). - Inverno: de 21 de junho de 2021 (00h32) a 22 de setembro de 2021 (16h21). - Primavera: de 22 de setembro de 2021 (16h21) a 21 de dezembro de 2021 (12h59).
O Solstício de Inverno ocorre no Hemisfério Sul em 20 de junho de 2020, às 18h 44min. É o dia claro mais curto do ano, e consequentemente, a noite mais longa do ano. Nascer do Sol.
No solstício de inverno, o Sol alcança sua altura mínima ao meio-dia sobre o trópico de Capricórnio, e isso corresponde ao dia mais curto do ano, marcando a passagem do outono para o inverno. A partir desta data (sempre entre 20 e 23 de junho), os dias começam a ficar mais longos.
Analogamente, o hemisfério norte tem o menor dia e a maior noite entre os dias 20 e 21 de dezembro. O fenômeno do Sol atinge o extremo sul entre os dias 20 e 21 de dezembro é denominado solstício. Nos hemisfério sul e norte, os solstício são denominados respectivamente “solstício de verão” e “solstício de inverno”.
Isso acontece porque as nuvens agem como "um cobertor", empurrando o calor para baixo e fixando-o à superfície da Terra. Já nas áreas sem nuvens, o clima fica mais seco e quente durante os dias, mas a temperatura diminui à medida que o calor se dissipa.
Solstício de inverno é um fenómeno astronómico que acontece todos os anos no dia 21 ou 22 de dezembro. Este ano, ocorrerá no dia 21 de dezembro de 2022, quarta-feira, às 21h48.
No dia do solstício de inverno o Sol nasce mais tarde e se põe mais cedo. O solstício de inverno, fenômeno astronômico que marca o início da estação mais fria do ano no hemisfério sul, teve início na madrugada desta segunda-feira (21), às 00h32.