EQST

Quando Cabe Nulidade De Sentença?

Quando cabe nulidade de sentença?

As sentenças nulas são aquelas prolatadas diante de algum vício de cunho processual, ou seja, um erro in procedendo, que representa no processo alguma mácula não solucionada pelo juiz de ofício, a qual tem o condão de invalidar todo o processo, passando a sentença prolatada a padecer de nulidade.

Quando a sentença pode ser reformada ou anulada?

Com relação à modificação da sentença recorrida, existem duas possibilidades: (i) reforma da sentença quando se percebe a existência de erro do magistrado na análise da lide (“error in iudicando”) ou (ii) anulação da sentença quando notada a existência de erro na estrutura da decisão (“error in procedendo”).

Quais os casos de nulidade da execução?

É nula a execução se:
  • o título executivo extrajudicial não corresponder a obrigação certa, líquida e exigível;
  • o executado não for regularmente citado;
  • for instaurada antes de se verificar a condição ou de ocorrer o termo.
16 de jul. de 2019

Como anular uma sentença transitada em julgado?

O CPC sempre consagrou a possibilidade da desconstituição da sentença transitada em julgado pela via da ação rescisória, no prazo de dois anos, a fim de resguardar o direito e evitar que seja causada lesão àquele que tem razão.

Quando a sentença pode ser reformada?

Publicada a sentença, o juiz só poderá alterá-la: I – para corrigir-lhe, de ofício ou a requerimento da parte, inexatidões materiais ou erros de cálculo; II – por meio de embargos de declaração. ... Quando proferida em audiência, as partes e os respectivos advogados serão cientificados no mesmo ato.

Qual o recurso cabível para tentar reformar ou anular a decisão?

Agravo de Instrumento É quando uma das partes decide reformar a decisão do juiz. Esse recurso deve ser entregue diretamente ao tribunal envolvido e seguir requisitos como: Os motivos do requerimento de reforma da decisão.

O que é nulidade da execução?

- É nula a execução se: I - o título executivo extrajudicial não corresponder a obrigação certa, líquida e exigível; II - o executado não for regularmente citado; III - for instaurada antes de se verificar a condição ou de ocorrer o termo.

O que fazer quando uma sentença transitada em julgado?

O que acontece quando a ação transitou em julgado?
  1. A decisão judicial se torna inalterável, indiscutível e imutável;
  2. Não cabe mais entrar com recursos (recorrer) da decisão;
  3. Inicia-se o processo de execução da decisão.
7 de ago. de 2020

Que significa sentença reformada?

Então, após a oportunidade de manifestação do advogado da parte (o cliente não tem direito de se pronunciar nos julgamentos dos tribunais), os desembargadores votam pelo provimento ou não do (s) recurso (s), podendo a sentença ser confirmada, anulada ou modificada. ...

Qual o recurso cabível contra a decisão do tribunal de Justiça?

Os recursos cabíveis no atual código estão disciplinados no artigo 496 sendo: Apelação, Agravo, Embargos Infringentes, Embargos de Declaração, Recurso Ordinário, Recurso Especial, Recurso Extraordinário e Embargos de Divergência em Recurso Especial e Extraordinário.