Benzetacil é um antibiótico que contém penicilina G benzatina na sua composição que age eliminando bactérias que causam infecções da garganta ou sexualmente transmissíveis como a sífilis, por exemplo, mas que também pode ser usada no tratamento profilático da febre reumática ou glomerulonefrite, por exemplo.
O uso de antibióticos poderá resultar no surgimento de microrganismos resistentes. Assim, seu médico deverá estar atento à ocorrência de novas infecções por bactérias ou fungos durante a terapia.
Mas é importante tomar a injeção apenas sob orientação médica, já que algumas bactérias já são resistentes a esse antibiótico. Ou seja, ele não é capaz de matar alguns tipos de bactérias.
As seguintes reações adversas foram derivadas da experiência pós-comercialização com Benzetacil® através de relatos de casos espontâneos e casos publicados na literatura. Uma vez que estas reações são voluntariamente relatadas a partir de uma população de tamanho incerto, não é possível estimar de uma forma confiável a sua frequência, que é, portanto, classificada como desconhecida.
Informe a seu médico, cirurgião dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também a empresa através do seu serviço de atendimento.
A benzilpenicilina desempenha elevada atividade in vitro contra estafilococos (exceto as cepas produtoras de penicilinase), estreptococos (grupos A, C, G, H, L e M) e pneumococos. Outros microrganismos sensíveis à benzilpenicilina são Neisseria gonorrhoeae, Corynebacterium diphtheriae, Bacillus anthracis, Clostridium sp, Actinomyces bovis, Streptobacillus moniliformis, Listeria monocytogenes e Leptospira. Treponema pallidum é extremamente sensível à ação bactericida da benzilpenicilina.
A benzetacil é uma injeção intramuscular de dose única. Vale lembrar que apenas um médico ou enfermeiro pode aplicar a injeção.
Farmacêutica responsável: Rafaela Sarturi Sitiniki (CRF-PR 37364) | Drogarias On Line Agência de Farmácias LTDA | Consulta Remédios | CNPJ/MF 08.434.085/0001-28 | Rua Desembargador Vieira Cavalcanti, 721. Mercês. Curitiba. Paraná. Brasil. CEP 80510-342.
Por fim, lembre-se de sempre informar seu médico se você usa algum remédio de uso contínuo antes de tomar a injeção, pois ela pode interagir com outros medicamentos e reduzir a sua eficácia.
Aliás, os antibióticos podem causar efeitos colaterais. Veja também se antibiótico dá sono e se o uso de antibióticos pode engordar ou emagrecer.
É provável que você já tenha tomado uma injeção de benzetacil, não é mesmo? Então, fique sabendo o que é e para que serve esse medicamento.
A excreção de Benzetacil® (benzilpenicilina benzatina) está diminuída nestes pacientes; assim, o uso deve ser feito com cuidado. Pacientes portadores de epilepsia têm um risco maior de convulsões quando expostos à penicilina, o que se intensifica ainda mais se houver prejuízo da função renal.
Ferrieri e cols. realizaram um estudo duplo-cego controlado com placebo no qual 78 crianças com infecções estreptocócicas recidivantes foram randomizadas, para receber uma injeção de penicilina G benzatina, por via intramuscular (IM) (600.000 UI, para crianças com menos de 6 anos e 1.200.000 UI, para aquelas com mais de 7 anos), ou placebo. Seis semanas depois, os pacientes que haviam recebido penicilina receberam placebo e vice-versa.
Benzetacil® oferece segurança para o uso em crianças, incluindo lactentes, semelhante à observada com adultos, embora, em recém-nascidos e crianças pequenas, sua eliminação se retarda consideravelmente.
A benzetacil não serve para tratar infecções como gripes ou resfriados – pois essas doenças são causadas por vírus e não por bactérias. Além disso, o medicamento não é indicado se você tiver algum tipo de alergia à penicilina.
É necessário evitar-se a injeção de Benzetacil® dentro de vasos sanguíneos, ou junto a grandes troncos nervosos, pois isto pode produzir graves sequelas, às vezes permanentes.
As Diretrizes Brasileiras para o Diagnóstico, Tratamento e Prevenção da Febre Reumática, publicadas pela Sociedade Brasileira de Cardiologia, colocam a penicilina G benzatina como antibiótico de escolha, tanto para profilaxia primária quanto secundária de febre reumática (Grau de Recomendação I, Nível de Evidência A)6.
As penicilinas podem interferir com a dosagem de glicose na urina realizada, dependendo do método utilizado.
Benzetacil® (benzilpenicilina benzatina) está indicado no tratamento de infecções causadas por microrganismos sensíveis à penicilina G: Infecções pelo Streptococos do grupo A (um tipo de bactéria), sem bacteremia (disseminação da bactéria pelo sangue).
Após administração intra-articular de 0,5mL a 2mL de Diprospan® ocorre alívio da dor, da sensibilidade e rigidez associadas à osteoartrite e à artrite reumatoide dentro de 2 a 4 horas. A duração do alívio, que varia amplamente nas duas condições, é de 4 semanas ou mais, na maioria dos casos.
As injeções desse tipo são a Depo Provera e a Contracep, que podem parar completamente a menstruação durante esses três meses, embora, em alguns casos, possam surgir pequenos sangramentos durante o mês.
O que acontece no corpo ao parar de tomar o anticoncepcional. Quando se resolve parar o uso do anticoncepcional, podem surgir algumas mudanças no corpo, como perda ou ganho de peso, atraso da menstruação, piora das cólicas e sintomas da TPM.
A menstruação pode ficar irregular nos primeiros 3 meses do início da injeção. Se for a injeção trimestral, você terá um controle melhor da menstruação após a segunda dose. O médico nunca deverá prometer que você ficará 100% do tempo sem menstruar. Os escapes menstruais poderão ocorrer.
Os anticoncepcionais injetáveis podem acarretar sangramentos irregulares e escapes no período de adaptação e não existe um padrão de sangramento e isso não compromete a eficácia do método se usado corretamente.
O risco de falha da injeção trimestral é de 3 gravidezes a cada 1000 mulheres por ano (risco de 0,3%) desde que você esteja usando corretamente.
Depo-Provera é um contraceptivo injetável de ação prolongada, que tem efeito durante, pelo menos, 3 meses. Este medicamento é indicado para mulheres que desejam evitar a gravidez, sem ter que usar medicamentos diariamente, como ocorre nas pílulas anticoncepcionais. Também pode ser indicado para cessar a menstruação.
Qual a probabilidade de engravidar tomando injeção? É um método contraceptivo muito eficaz. Segundo dados publicados em artigo no portal da Bayer, o percentual de falhas é de apenas 0,1% a 0,6% para a injeção mensal e de 0,3%, para a injeção trimestral, o que é equivalente à eficácia da ligadura de trompas1.
Nenhum método anticoncepcional é 100% eficaz. Todos tem uma taxa de falha, inclusive o Mesigyna. Porém, se tomado corretamente, o risco de gravidez é bem baixo. Em relação ao sangramento, ele ainda pode aparecer nos próximos dias.
Não existe período fértil na mulher usuária de anticoncepcional. O risco de falha do anticoncepcional injetável é de 3 gravidezes a cada 1000 mulheres por ano (risco de 0,3%) se usada corretamente.