O poema de Mário de Andrade apresenta uma reflexão sobre a criação de uma expressão literária brasileira, envolvendo questões que passam pela busca e imitação de modelos estrangeiros, pelo desconhecimento da língua portuguesa utilizada no Brasil e pela construção da identidade nacional.
O que o título do vídeo: “Mário de Andrade, Reinventando o Brasil”, revela sobre o artista e sua obra? O documentário que foi ao ar em novembro de 2009 pela TV Escola mostrou peculariedades sobre o artista e sua obra.
Macunaíma, livro de Mário de Andrade publicado em 1928, é considerado um dos principais romances modernistas. A obra é uma rapsódia sobre a formação do Brasil, em que vários elementos nacionais se cruzam numa narrativa que conta a história de Macunaíma, o herói sem nenhum caráter.
Oswald de Andrade (1890-1954) foi escritor e dramaturgo brasileiro. Representa uma das principais lideranças no processo de implantação e definição da literatura modernista no Brasil.
Oswald de Andrade foi um dos escritores mais importantes do modernismo brasileiro. Com a ajuda do amigo e também escritor Mário de Andrade, foi um dos fundadores do movimento modernista, iniciado oficialmente na Semana de Arte Moderna em 1922.
OSWALD DE ANDRADE propunha novos temas revolucionário a forma (rima – versos livres) – ausência de ritmo. E conteúdo para criar uma poesia genuinamente brasileira. 06 – Qual é a principal crítica do autor? Critica a gramática normativa (norma culta) valoriza em seus versos a fala popular, a do “bom falante”.
A valorização do cotidiano; O resgate das raízes culturais Brasileiras; A renovação da linguagem; As experimentações estéticas; Além do uso de versos livres e caráter anárquico.
Resposta. Evolução no aspecto maior.
Resposta. A fotografia veio redefinir várias artes, como a da pintura e a se redesenhar como arte. Por que a máquina fotográfica registra o olhar do fotógrafo, mas com todas as idiossincrasias do processo de geração de imagens (por exemplo, vinhetagem, sensibilidade a cores alterada, intervalo dinâmico menor, etc.).