Qual O Uso Farmacolgico Dos Glicosdeos Cardioativos?
Qual o uso farmacolgico dos glicosdeos Cardioativos? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
Qual é o uso farmacológico dos glicosídeos Cardioativos?
O uso terapêutico dos glicosídeos cardiotônicos deve-se à sua capacidade de aumentar a força da contração sistólica; o aumento da contratilidade do coração provoca o esvaziamento mais completo do ventrículo e o encurtamento do período de sístole. Assim, o coração tem mais tempo para repousar entre as contrações.
Qual a ação dos cardiotônicos?
Cardiotonicos sao substancias que, pela ação direta no coração, aumentam a forca de contração miocárdica (ação inotrópica positiva). A restauração do trabalho cardíaco promove a redução da taquicardia e a melhora da estase venosa.
Quais são os glicosídeos Cardiotônicos que podem ser usados no tratamento da insuficiência cardíaca?
Os digitálicos ou glicosídeos cardíacos são substâncias que derivam de plantas da família da dedaleira (Digitalis sp.). Apresentam alta eficácia no tratamento da Insuficiência Cardíaca Congestiva (ICC) e remodelagem cardíaca, sendo utilizada para este fim desde o século XIX.
Quais os tipos de Geninas?
2 tipos de genina, conforme ligante em C 17, b (a é inativo):
cardenólido (C23): anel lactona com 5 membros (a, b insaturado)
bufadienólido (C24): anel lactona com 6 membros (duplamente insaturado)
Quais são os cardiotônicos?
Cardiotônicos
DigoxinaA Digoxina é indicada no tratamento da insuficiência cardíaca congestiva, e de certas arritmias cardíacas.
Dopamina injetávelDopamina injetável é indicada para casos de choque circulatório, no tratamento de choque séptico, choque cardiogênico e no infarto agudo do...
TriatecHipertensão arterial.
Mais itens...
O que é Heterosideos?
São substâncias químicas formadas por moléculas de glúcido - glicídeos, gliconas ou "oses" (geralmente um monossacarídeo) - e um composto não glucídico, também chamado de aglicona. São também conhecidos por "heterosídeos", podendo desempenhar importantes funções nos organismos vivos.
Quais são os glicosídeos Antraquinônicos?
São glicosídeos antraquinônicos:
benzoquinonas, naftoquinonas, antraquinonas e cardenolida.
antronas monoméricas, diantronas, alisarina e norepinefrina.
taninos, flavonoides e diantronas.
antraquinonas, naftoquinonas e variações estruturais das geninas.
E. dimeticona, geninas, gliconas e antranol.
Como os digitálicos podem melhorar um quadro de insuficiência cardíaca?
Os digitálicos podem reduzir as concentrações plasmáticas de renina em pacientes com insuficiência cardíaca descompensada avançada, causando vasodilatação periférica. Em pacientes sem insuficiência cardíaca, os digitálicos podem aumentar a vasoconstrição.
Como é o mecanismo de ação dos fármacos glicosídeos digitálicos utilizados no tratamento da insuficiência cardíaca?
O mecanismo de ação dos digitálicos consiste na inibição da bomba da Na/K ATPase resultando em aumento da concentração intracelular de cálcio e elevação da intensidade da interação dos filamentos de actina e miosina do sarcômero cardíaco.
O que são glicosídeos e como são classificados?
São substâncias químicas formadas por moléculas de glúcido - glicídeos, gliconas ou "oses" (geralmente um monossacarídeo) - e um composto não glucídico, também chamado de aglicona. Os glicosídeos são subdivididos em classes, podendo ser citados os cardiotônicos, os fenólicos e os antraquinônicos. ...